Condutores de veículos indo de encontro a intensa nuvem de poeira. Foto: Andros Silva / Mano e Evandro visitando a PE 17. Foto: Leandro de Santana/PJG
Ontem o secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura, Evandro Avelar, visitou, a pedido de Mano Medeiros, prefeito do Jaboatão, seu grande amigo, a PE-17. A requalificação da via, iniciada em 2021, de responsabilidade do Estado, não foi concluída pela então gestão de Paulo Câmara.
De acordo com Evandro, Mano fez um pedido a Raquel Lyra para acelerar a conclusão da obra na importante rodovia. Segundo o secretário, o pedido, uma preocupação também da governadora, foi atendido.
“Já executamos 65% da obra e devemos aumentar o ritmo dos trabalhos. O prefeito Mano Medeiros fez esse pedido à governadora Raquel Lyra e vamos atendê-lo. Essa é uma das principais rodovias da Região Metropolitana, que atende importante polo logístico do Estado. A execução do trecho final da obra será mais complexo por conta do grande fluxo de veículos e do pavimento de concreto. Para minimizar os transtornos, determinamos ao DER que realize operação tapa-buracos ao longo da via”, comentou Avelar.
O Blog do Andros visitou a PE 17, e depositou atenção ao trecho localizado na altura do CTR Candeias, sem dúvidas o pedaço mais caótico da via por onde circulam mais de 24 mil veículos por dia. Encontramos um verdadeiro caos no local. A circulação dos veículos de grande e pequeno porte levanta uma grande quantidade de poeira, deixando quase impraticável o tráfego.
Com a visibilidade prejudicada, devido à gigantesca nuvem de pó, os motoristas precisam reduzir bastante a velocidade e dobrar a atenção para não se envolver em acidentes. Condutores, principalmente motociclistas, pedestres e usuários de coletivos sofrem também com falta de ar, já que a sujeira intensa deixa o ambiente poluído, prejudicando a respiração.
Que de fato essa “aceleração nas obras” não fique apenas na promessa, Raquel Lyra.
24/03/2023 às 11:41 – Por Andros Silva