Com o início das aulas das escolas de Educação de Tempo Integral previstas para a próxima terça-feira (14), a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, preparou um calendário de formação pedagógica para os 240 professores, gestores e demais servidores que atuam nas unidades do município, que este ano contam com cerca de 2800 alunos matriculados.
A capacitação é ministrada e acompanhada pelo Instituto Corresponsabilidade pela Educação (ICE), criador do método Escola da Escolha, e entidade parceira que tem contribuído na construção da melhoria da qualidade do ensino da Educação Integral, desde a sua implantação nas escolas do município. Na agenda, temas como: Bases teórica e metodológicas do modelo, Protagonismo, Metodologias de êxito, Modelo de Gestão (Tecnologia de Gestão educacional) e Plano de Ação.
Na segunda etapa da formação que acontece entre os dias 13 e 17 de fevereiro, já com o início do ano letivo nas escolas, é realizada a Semana de Acolhimento aos professores, gestores, alunos e pais. Durante a semana, 15 ex-alunos chamados de protagonistas, contam seus projetos de vida e as suas experiências dentro da instituição e como a escola contribuiu para que estes projetos fossem realizados.
Segundo o Secretário Executivo da PMEI, Moisés Almeida, esse ano houve uma ampliação de vagas nas escolas de Tempo Integral com a implantação de quatro novas unidades, sendo de grande importância a capacitação profissional, principalmente para os novos gestores. “Faz parte da Política Municipal de Educação Integral (PMEI), investir na formação, não somente dos gestores, mas de toda equipe escolar. Isso vai contribuir na compreensão e aplicação do modelo pedagógico escolhido para a nossa Escola Integral e precisamos estar prontos para atender não somente as 11 unidades atuais, mas as que ainda serão implantadas no futuro”, destaca Moisés Almeida.
Essas informações são da Ascom / PMP