O jovem Guilherme Nunes concilia os estudos numa escola integral de Olinda com o treinos de Taekwondo
Publicado por: Redação Secom, em: 19/07/22 às 14:17
O estudante Guilherme Nunes, de apenas 14 anos, morador no Amaro Branco, em Olinda, e que também estuda desde o 6º ano na Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, no mesmo bairro, conquistou uma medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos Cadete e Juvenil na categoria peso-mosca (até 57 kg no masculino). A competição foi realizada nos dias 29 e 30 de junho, em Heredia, na Costa Rica.
O jovem estuda o 9º ano do Ensino Fundamental II da rede municipal e tem conseguido conciliar os estudos com a vida de atleta, como representante da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD).
O maior incentivador de Guilherme para o esporte foi o pai dele. Aos 6 anos já começava a caminhada do atleta, mas a primeira escolha era o Futebol. A mãe do estudante olindense, Michele Nunes, relembra que foi em uma loja para comprar a chuteira, com isso ganhava um saco de pancada, o saco era pequeno, porém, o bastante para transformar esse “fenônemo”.
“E foi quando o Sidney, que já era amigo da nossa família e ainda não era professor, era grau preto, pediu para meu esposo fazer um vídeo de Guilherme chutando. Pois meu esposo percebeu que ele chutava bem com as duas pernas, direita ou esquerda. Para mostrarem também ao mestre Edmar, que na época estava na academia Sol Nascente, em Maranguape, Paulista”, conta Michele Nunes.
De acordo com a mãe do Guilherme, a primeira viagem foi para a Paraíba, em outubro do ano passado, na Copa Regional Nordeste, que ele ficou em primeiro lugar. Em novembro do ano passado, no Rio de Janeiro, participou do Campeonato Brasileiro. Já em fevereiro deste ano de 2022 teve o Grand Slam, no Ceará, e ele ficou em 2º lugar. Por causa deste Grand Slam que ele virou Cadete Atleta Reserva da Seleção Brasileira. No final, veio a convocação para a Seleção Brasileira.
O jovem se mostra potência no esporte olímpico, por causa do talento em seu combate dentro e fora dos tatames. Guilherme divide o estudo integral com os treinos de Taekwondo. Com o apoio do professor Victor Amorim, ele treina nas segundas, quartas e sextas, no Sport Club do Recife, na Ilha do Retiro, Recife. Nas terças e quintas é a vez das aulas ministradas pelo professor Sidney Marcelino, da academia Performance TKD, em Pau Amarelo, Paulista.
“Para uma viagem à Costa Rica, Deus colocou anjos no nosso caminho. A diretora Karyna Santana, da Escola Sagrado Coração, junto com as professoras, arrecadaram uma ajuda de custo para nos ajudar. Pois Guilherme teve uma competição em Santa Catarina, antes de ir para Costa Rica, foi o Campeonato Brasileiro, onde ele perdeu. E isso nos gerou muito gasto”, explicou Michele Nunes.