Foto: Horacio Villalobos Corbis/Getty Images
A prudência recomenda água na fogueira para evitar incêndio que se transforme em grande queimada. O Presidente Lula (foto) tem usado o termo alopração para designar com amenidade a conduta dos extremistas que aterrorizaram Brasília, domingo 08 de dezembro, vandalizando a capital da República.
Invadiram e danificaram as edificações sedes do três poderes republicanos do governo. Dir- se-ia que extrapolaram os limites de pacifismo e respeito em que se deveriam conter no exercício da cidadania. Realizaram atos preparatórios de um golpe, em si mesmos criminosos, que devem ser punidos na forma da legislação penal vigente, sem prejuízo das indenizações devidas.
Amenizar a referência dos crimes não significa perdoá- los. Os criminosos entretanto não devem ser punidos por golpe de Estado já que esse afigurou-se como um crime impossível vez que não tinham respaldo nem força para derrubar o governo.
É necessário preservar a convivência respeitosa e ordeira dos contrários fazendo justiça e cuidando para não descambar no revanchismo.
José de Siqueira Silva é Coronel da reserva da PMPE
Mestre em Direito pela UFPE e Professor de Direito Penal
Contato: jsiqueirajr@yahoo.com.br
Instagram: @j_siqueiras
Facebook: www.facebook.com
12/01/2023 às 14:16
Check Also
Hoje é véspera de Natal
Estamos vivos, comemoramos o aniversário de Jesus a partir de quando nasceu entre nós como …