PUBLICIDADE
Uma reunião foi realizada na manhã de ontem, dia 13, na sede da Prefeitura de Agrestina, para definição das medidas adotadas visando ampliar a segurança nas escolas e creches da Rede Municipal de Ensino. Participaram da reunião o prefeito do município, Josué Mendes, as Secretarias de Educação, Casa Civil, e a Guarda Civil Municipal (GCM).
Na ocasião, foi discutido de que forma o município vai atuar para ampliar a segurança escolar, com o objetivo de prevenir atos semelhantes aos recentes ataques ocorridos em escolas e creches do país. Dentre as medidas adotadas estão a ronda escolar, guardas civis municipais fixos em escolas e creches, proibição da entrada e livre circulação de pessoas alheias ao âmbito escolar, e ciclo de palestras.
A partir de segunda-feira, dia 17, as três escolas e três creches da área urbana terão, cada uma delas, um Guarda Civil Municipal fixo durante o seu funcionamento. As instituições também contarão com ronda. Na área rural, a Guarda Civil Municipal fará ronda no período da manhã e da tarde.
Ficou determinado, com base na Lei 14.610 de 10 de abril de 2012, a proibição da entrada e livre circulação de pessoas alheias ao âmbito escolar, durante os turnos de aulas ou em seus intervalos, sem a devida identificação e acompanhamento de funcionário da instituição de ensino. Desta forma, o acesso à escola ficará restrito apenas a alunos, professores e demais servidores da instituição. Os visitantes só terão acesso por meio de agendamento e identificação em cadastro.
Além da ação efetiva, o município também irá orientar a sociedade por meio da informação. Uma palestra sobre segurança nas escolas será realizada na próxima quarta-feira, dia 19, às 14h, na Câmara de Vereadores de Agrestina. Ministério Público e Polícia Militar estarão orientando demais poderes públicos, pais, alunos e a sociedade em geral sobre o tema segurança no ambiente escolar. O encontro será aberto ao público.
Fonte: Prefeitura de Caruaru