agremiacoes-levam-brilho-e-cores-para-o-polo-tres-carneiros,-no-ibura

Agremiações levam brilho e cores para o Polo Três Carneiros, no Ibura

Programação de Carnaval agradou crianças e adultos na Zona Sul da cidade. (Foto: Ed Machado/PCR)

A luz do sol ressaltou o brilho e as cores dos caboclos de lança, na tarde desta segunda-feira (20), no polo Três Carneiros, no bairro do Ibura. Os olhos da pequena Ana Giulia Pereira, de 8 anos, acompanharam os movimentos sem perder nenhuma sequência durante a apresentação do Maracatu de Baque Solto Estrela de Ouro.

“Eu gosto muito de Carnaval e acho que foi a primeira vez que eu vi uma apresentação assim. Gostei muito das cores e da dança que eles fazem”, comentou, encantada. Para a tia da pequena, Cristiane Oliveira, moradora do bairro, trazer a família para acompanhar as atrações é uma forma de festejar sem precisar ir longe. “É muito bom esse polo, a gente gosta de assistir o que acontece por aqui. As apresentações são muito bonitas e o melhor é estar perto de casa”, complementa.

A agremiação que abrilhantou o Ibura tem suas origens cravadas em Condado, na Zona da Mata Pernambucana. Sob o comando da Mestra Nice Teles, o Maracatu Estrela de Ouro deu início à programação carnavalesca do polo. “Há 15 anos que estou com esse maracatu, construindo um trabalho junto com a comunidade e dando oportunidade principalmente para as crianças participarem. É através dessa manutenção da cultura que fazemos ela ser valorizada e resistir para outras gerações”, comenta a mestra.

Além do Estrela de Ouro, se apresentaram no local outros Maracatus, como o Nação Linda Flor; a Agremiação Carnavalesca Tribo Indígena Tainá; a Orquestra Recifense; a Companhia de Dança Tareco e Mariola e a Escola de Samba Gaviões Dourado.

Para Betânia Lima, moradora e comerciante da região, o Polo Três Carneiros e uma programação vasta ajudam a valorizar o bairro. “Eu sempre acompanho o que acontece por aqui no Carnaval. Como eu não saio para outros polos, ter esse aqui é uma forma de valorizar nosso bairro, reunir as famílias e aproveitar o Carnaval. É sempre muito animado acompanhar o que acontece e eu também ajudo a divulgar no grupo do bairro o que está acontecendo e o que vai acontecer por aqui para todos ficarem sabendo e poderem aproveitar”, detalha a comerciante.

PARQUE DONA LINDU – E não foi apenas no Polo Três Carneiros que os pequenos foliões aproveitaram a programação. No Parque Dona Lindu, também na Zona Sul da cidade, um polo infantil montado especialmente para esse público recebeu nesta tarde, entre as atrações, o Grupo Infantil Sol Menores.

O repertório da banda não deixou a desejar e agradou não só os pequenos, mas os grandinhos também. Clássicos do Balão Mágico, Mundo Bita e Alceu Valença embalaram as famílias que, entre uma dança e outra, abriram espaço para uma linda ciranda ao som da interpretação da música de Lia de Itamaracá.

E se o parque estava tomado pelas canções, ir preparado para aproveitar toda a programação é fundamental, como foi o caso dos pais da pequena Alice Maria Dias, de 4 anos. Ranuzia Dias e Thiago Luiz de Souza levaram cadeiras de praia, caixa térmica e a tranquilidade de ter comida, bebida e um local pro descanso.

“A gente gosta de Carnaval, mas esse ano priorizamos uma programação infantil para Alice poder aproveitar. Como moramos aqui perto, aproveitamos para trazer cadeira e cooler para ficarmos despreocupados e aproveitar a programação”, explica o pai.

E os planos deram certo, pois Alice não parava de dançar um minuto e se divertir com os confetes e a fantasia de mágica pensada especialmente pra hoje. “Eu gosto de dançar e escolhi minha roupa de hoje. É muito legal e divertido aqui”, conta Alice sorridente.

CARNAVAL DO RECIFE – O Carnaval do Recife é um grande evento multicultural e com presença marcante de manifestações populares. São 44 polos, entre centralizados, descentralizados, comunitários e desfiles de agremiações, em uma programação que se estende por toda a cidade, reunindo atrações locais e nacionais, que celebram a volta do ciclo carnavalesco. Para a sua realização, a Prefeitura do Recife mobilizou parcerias com a iniciativa privada e mais de R$ 8 milhões foram captados de empresas, viabilizados por meio de quatro editais para captação de cotas de patrocínios. Os parceiros são AMBEV, Sports Entretenimento e Produção de Eventos, TIM e CVC. Toda a programação pode ser conferida no site www.carnavaldorecife.com.

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …