Agora é Lei: Donos de Terrenos Baldios terão que manter seus terrenos limpos. Projeto de autoria da Vereadora Rebecca Regnier(PSD) foi aprovado por unanimidade na Câmara do Jaboatão 

A Câmara Municipal de Jaboatão dos Guararapes promulgou a Lei nº 1.639/2025, de autoria da vereadora Rebecca Regnier (PSD), que obriga os proprietários de terrenos baldios a manterem suas áreas limpas e livres de lixo, mato alto e entulho. A proposta, aprovada por unanimidade pelos vereadores, foi sancionada no Diário Oficial Legislativo do dia 21 de outubro de 2025, e representa um avanço importante na área da saúde pública e da segurança urbana. A partir de agora, quem não cumprir a lei poderá ser multado. O valor varia conforme o tamanho do terreno.

Em caso de reincidência, o valor da multa será aplicado em dobro, e o imóvel poderá sofrer restrições administrativas, como bloqueio da Certidão Negativa de Débitos (CND), impedimento de aprovação de projetos e emissão de alvarás até a regularização da situação.

Saúde e segurança em primeiro lugar

A vereadora Rebecca Regnier destacou que a nova lei tem como foco a proteção da saúde pública e a prevenção de riscos à segurança da população. 

“Terrenos abandonados se tornam pontos de proliferação de mosquitos, ratos e animais peçonhentos, além de servirem como esconderijo para criminosos. Cuidar da limpeza é também cuidar da vida e da tranquilidade das pessoas que vivem ao redor”, afirmou.

Além de combater doenças como dengue, chikungunya e leptospirose, a lei busca melhorar o aspecto urbano e o bem-estar coletivo, incentivando os proprietários a exercerem sua responsabilidade social e ambiental.

Benefício direto para a população

A medida deve impactar positivamente a qualidade de vida dos moradores, valorizando os imóveis e tornando os bairros mais limpos, seguros e organizados.

Como denunciar terrenos sujos

Moradores que desejarem denunciar terrenos abandonados, com lixo ou mato alto, podem fazê-lo por meio dos canais oficiais da Ouvidoria da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes. ( http://ouvidoria.jaboatao.pe.gov.br )

About Redação

Veja também

Justiça suspende punição disciplinar contra delegada da Polícia Civil em Pernambuco. “É fundamental diferenciar críticas institucionais de condutas que caracterizem difamação”

Em mais um caso polêmico que a Governadora do Estado de Pernambuco,Raquel Lyra, nao se …