Sempre por dentro das principais pautas, a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Assistência Social, e em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTTRANS) e da Secretaria de Políticas Sobre Drogas, realizou, nesta quinta-feira (18), um adesivaço em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A atividade aconteceu ao longo desta manhã, na PE-009, em Nossa Senhora do Ó, e contou com a presença da vice-prefeita, Patrícia Alves, secretários, conselheiros tutelares, voluntários e crianças de projetos sociais do município.
De acordo com a Agência Brasil, anualmente, 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no país e, somente 7,5% dos casos são denunciados. “Nossa ideia é conscientizar a sociedade no geral de que o município está estruturado para tratar sobre esse tema. Temos órgãos de plantão, conselhos tutelares, o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) da cidade e telefones em que a gente mantém o sigilo das denúncias”, relatou a secretária de Assistência Social, Anne Banja.
Com o objetivo de conscientizar, sensibilizar e mobilizar a sociedade, a ação foi escolhida em um lugar estratégico. “Esse ponto da estrada é um local por onde passam muitos turistas, com uma circulação de pessoas de todo canto. Então, colocando adesivos nos carros, esse aviso será espalhado para pessoas de outros estados e não ficará apenas aqui em Ipojuca”, disse a coordenadora do CREAS, Jô Bezerra. Para o comerciante Gilberto Sabas, que estava passando de carro, “pelas estatísticas que a gente vê no dia a dia, esse adesivaço é uma maneira de alertar a população de algo que precisa acabar. Eu sou pai e fico sempre atento a isso”, desabafou. Para denúncias a Assistência Social sugere ligar para o 100.
crédito fotos: Wilderson Pimentel
Fonte: Prefeitura do Ipojuca