Foto: Hélia Scheppa/SEI
A cada dia o “cerco” em Pernambuco para quem ainda não completou o ciclo vacinal está se fechando. Uma portaria do governo Paulo Câmara, passa a exigir a partir do dia 15 de dezembro, o comprovante do esquema de vacinação completa para ingresso da população em hospitais e unidades de saúde do Estado de Pernambuco. Acompanhantes sem o processo concluído, poderão ser expulsos do local.
“O ingresso nos prédios públicos dos serviços de saúde e unidades hospitalares da Rede Estadual de Saúde de Pernambuco, deverá ser precedido de comprovante de vacinação contra a COVID-19, a ser apresentado na recepção de cada serviço. Os acompanhantes que não apresentarem o esquema primário da vacinação contra a Covid-19 serão impedidos de permanecer como acompanhante na unidade hospitalar”, determina a medida.
A única hipótese de dispensar a vacinação, segundo a portaria, é um atestado médico. “O ingresso de pessoas com contraindicação da vacina contra a COVID-19 dar-se-á mediante apresentação de relatório médico justificando o óbice à imunização”, esclarece.
O ato que levou a assinatura do secretário estadual de Saúde, André Longo (foto), vale apenas para acompanhantes. Dessa forma, o paciente é atendido independentemente da sua situação vacinal.
11/12/2021 às 12:47 – Por Andros Silva