Em alusão ao Dia Mundial do Coração, celebrado nesta quinta-feira (29), voluntários da Organização de Auxílio Fraterno do Recife (OAF) realizam a distribuição de corações confeccionados de tecido nos hospitais Procape e Procardio, na Capital.
O objetivo é informar a população sobre a importância da prevenção de doenças cardiovasculares. A iniciativa é apelidada de Ação do Coração.
Ação foi realiza em unidades de saúde do Recife. Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco
A ação chega em seu décimo ano se sua execução em 2022. Normalmente a distribuição ocorre no segundo domingo do mês de agosto, a última ocorreu no parque Santana, na Zona Norte do Recife, no dia 7. Porém, a partir deste ano, passa a englobar também a data comemorativa.
“A gente não pode pensar no coração só da afetividade e solidariedade, também precisamos pensar na parte física, nos cuidados com o coração. Como hoje é o dia mundial do coração, tanto o pessoal da Fundação Eduardo Furkini está realizando essa ação em hospitais em São Paulo, como nós estamos aqui nas clínicas”, declarou Beth Borges, diretora-presidente da OAF.
Desta vez, foram em torno de 1.200 corações artesanais distribuídos nos dois locais, produzidos em um período de seis meses. A produção total anual foi de aproximadamente 13 mil peças artesanais, feitas através de oficinas de confecção na sede da OAF.
“Tem tudo haver com o dia né. Não sabia que hoje era o dia do coração, fiquei muito surpresa. Todo carinho e afeto é bem vindo. Eu sou muito exigente, todo ano eu faço a minha prevenção e propago isso com a família”, declarou Lucia Helena, aposentada, que recebeu um dos corações distribuídos.
OAF
Com o objetivo de atender e auxiliar pessoas de comunidades carentes, a OAF está há 62 anos atuando no Recife. Atualmente, a ONG dá assistência a 250 de sete a 15 anos com atividades como cursos de português, matemática, música e letramento. Além disso, possui espaços de convivência e bibliotecas.
Além disso, essas crianças recebem alimentação três vezes ao dia. Somada a essas crianças, outras 104 pessoas são beneficiadas com o programa Adolescente Aprendiz, facilitando o ingresso dos mesmo no mercado de trabalho. A OAF está aberta a novos voluntários através do telefone: 999620868 ou na sede da instituição na Rua dos Coelhos 130, em frente ao IMIP.
Veja também
Vacinação PANDEMIASaúde distribui cerca de 1 milhão de vacinas contra a Covid-19
Pernambuco registra, nesta quinta-feira (29), seis mortes e 691 casos da Covid-19