Prefeitura já executa as ações de limpeza nas canaletas e galerias desde o mês de janeiro
Publicado por: Redação da Secom, em: 08/02/23 às 11:40
Aos trabalhos de microdrenagem, iniciados no mês de janeiro, a Prefeitura de Olinda iniciou as ações de macrodrenagem – limpeza de canais – nesta quarta-feira (08.02), no Canal da Malária. A ação engloba uma escavadeira do tipo PC, uma retroescavadeira, quatro caminhões-caçamba e 20 pessoas, que também auxiliam no trabalho manual.
O Canal da Malária, que se estende por 2,5km entre os bairros do Varadouro e Jardim Brasil, está recebendo, primeiramente, a remoção de baronesas. Depois é feita a retirada de lama, entulhos e lixo. “É um trabalho minucioso, pois em alguns trechos mais estreitos as máquinas não conseguem entrar e a limpeza precisa ser feita manualmente”, enfatiza o secretário executivo de Manutenção Urbana, Aluísio Andrade.
Numa ação como essa no Canal da Malária, as equipes chegam a remover cerca de 300 toneladas de detritos. A Prefeitura está investindo aproximadamente R$ 5,5 milhões de reais na drenagem, que inclui limpeza de canais, canaletas e galerias e outros serviços de manutenção nos locais. Também são utilizados um caminhão hidrojato e um caminhão munck para colocação de placas nos canais e retirada de carcaças de veículos, que são descartadas nos canais.
Além do trabalho de macrodrenagem, a Prefeitura também executa os serviços de microdrenagem nesta quinta nos seguintes locais: Avenida Ministro Marcos Freire – próximo ao Colégio Dom, Rua Regina Lacerda (Jardim Atlântico), Mata do Passarinho e Rua General Sampaio (Caixa D’Água)