Dentro das atividades do Outubro Rosa – mês dedicado a campanhas de prevenção ao câncer de mama -, uma ação será realizada, nesta sexta-feira (7) no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa-PE) para atender funcionárias e clientes. O atendimento será na sede da Assucere, no Ceasa, das 8h às 12h e será repetida duas semanas depois, no dia 21, no mesmo local.
Já no dia 14 de outubro, a ação irá acontecer na sede da ONG Pequenos Profetas, na comunidade do Coque, das 8h às 16h. A iniciatia “Preventivo Móvel” é realizada pelo Instituto Cristina Tavares (ITC), com o apoio do Centro Diagnóstico Lucilo Ávila.
A expectativa é atender entre 15 a 20 mulheres por dia. Os exames clínicos serão realizados por médicos voluntários no local.
“Não temos finalidade lucrativa. Queremos apenas ajudar na luta contra o câncer. Fazemos esse trabalho nas comunidades, mas o nosso sonho é atender cidades inteiras que não têm tanto acesso aos serviços de saúde”, afirma a oncologista e vice-presidente do Instituto Cristina Tavares, Christiane Violet.
Para a realização dos exames, o Lucilo Ávila, que realiza a campanha “A beleza de se cuidar” em celebração ao Outubro Rosa, doou 20 mamografias digitais para o ITC, ONG pernambucana que apoia pacientes com câncer. A ação de atendimento no Preventivo Móvel ainda conta com a parceria do Centro Integrado de Citopatologia e Colposcopia (CICC).
O “Preventivo Móvel” faz ações de prevenção do câncer do colo do útero, com a coleta de exames de citologia oncótica, aliada à avaliação clínica das mamas. Caso se perceba alteração nesse exame, a paciente é encaminhada para realizar mamografia numa das unidades do Lucilo Ávila.
SERVIÇO:
• Doação de exames de prevenção no “Preventivo Móvel”
Local: Sede da Assucere, na Ceasa
Data: 07/10 e 21/10
Horário: Das 8h às 12 horas
• Doação de exames de prevenção no Coque
Local: Sede da ONG Pequenos Profetas
Data: 14/10
Horário: Das 8h às 16 horas
Veja também
Espaço DecretoCientistas querem cultivar plantas na Lua em 2025
Governo não detalha bloqueios no Orçamento temendo repercussão eleitoral contra Bolsonaro