Cerca de 41 crianças, entre 6 a 11 anos, ao invés de tomar a dose da Pfizer pediátrica, tomaram a dose da Janssen, vacina destinada para os adultos.
O secretário de Saúde de Afogados da Ingazeira, Artur Amorim, falou sobre a aplicação da dose errada da vacina contra a Covid-19 em crianças do município, no Sertão de Pernambuco.
Cerca de 41 crianças, entre 6 a 11 anos, ao invés de tomar a dose da Pfizer pediátrica, tomaram a dose da Janssen, vacina destinada para os adultos. Este caso foi na última terça-feira (5), começou a ser investigado após alguns pais de alunos procurarem unidades de saúde com os filhos passando mal.
Segundo o secretário, o caso aconteceu em duas escolas da cidade durante as atividades realizadas pela secretaria de Saúde.
“O caso aconteceu não somente em uma escola, foram em duas, com 41 crianças. E todo final do dia nós fazemos um balanço das vacinações pelos cartões para informar ao Ministério da Saúde, e aí nós descobrimos que, em vez da Coronavac ou a Pfizer pediátrica, foram aplicadas doses da Janssen. Nós entramos em contato com o pessoal membro do Comitê Técnico Estadual de Acompanhamento à Vacinação, junto com o Ministério da Saúde, e nós recebemos as orientações. Das 41 crianças, cinco tiveram reações mais fortes de febre alta, náusea e vômito, mas umas das crianças que foi encaminhada para o posto de saúde foi medicada e está em casa”, explicou Artur Amorim.
O secretário de Saúde disse ainda que, um processo investigativo foi aberto para saber o que houve realmente. “A Unidade Básica de Saúde, quando vai realizar as atividades diárias, ela não só vacina crianças. Quando vão pegar as vacinas, as pessoas pegam as do dia. Nós abrimos um processo para investigar detalhadamente o que aconteceu durante a separação das vacinas”, afirmou.
Secretário de Saúde de Afogados da Ingazeira fala sobre dose de vacina errada em crianças
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!