Até o dia 12 de março as inscrições para a segunda rodada do Programa de Residência Tecnológica para formação de profissionais da indústria automotiva. Serão ofertadas 60 vagas para as aulas, que iniciam em 03 de abril, sendo 20 para Controls, 20 para Calibration e 20 para Software. O Programa é promovido pela Stellantis, o Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). Além disso, o curso de pós-graduação Lato Sensu é gratuito e realizado pela UFPE, sendo destinado aos profissionais formados em Engenharia, que tenham inglês em nível avançado ou fluente.
Dentro das três especializações, estão: Engenharia de Sistemas de Controle de Propulsão para a Indústria Automotiva (Controls); Engenharia de Sistemas de Calibração dos Módulos de Propulsão para a Indústria Automotiva (Calibration) e, a novidade deste ano, a abertura de uma nova especialização em Desenvolvimento de Software para o Setor Automotivo (Software). Os 10 primeiros colocados de cada área receberão uma bolsa no valor total de R$21 mil.
“O objetivo do programa de residência tecnológica é formar profissionais que, ao término do curso, estejam prontos para o mercado de trabalho e com o mais alto nível de conhecimento. É uma oportunidade para pessoas com vontade de trabalhar, de aprender e de mudar de vida. Essa primeira turma do curso foi um sucesso, prova disso é que todos os participantes que tiveram interesse em uma nova oportunidade de trabalho foram contratados”, avalia o gerente de Engenharia Avançada da Stellantis, Toshizaemom Noce, um dos idealizadores do programa. “Para a segunda turma, conseguimos ampliar o número de vagas, além de acrescentar mais uma especialização, o que permite ampliar o leque de aprendizagem para quem deseja começar nesse mercado automotivo”, completa Noce.
As atividades do Programa de Residência Tecnológica se dividem entre cinco meses de aulas teóricas remotas com professores de universidades renomadas na área automotiva UFPE, UFRPE, UnB, UTFPR e UFSC, e um mês de formação prática, podendo ser presencial ou remota, com treinamentos oferecidos pela Stellantis e UFPE.
Para Herenilton Henrique Julião, um dos participantes da primeira turma do Programa de Residência Tecnológica, o curso foi umas das experiências que mais acrescentaram profissionalmente. “Aqui no Brasil, procurei cursos parecidos e não encontrei. A forma como a grade foi montada, com a participação de profissionais experientes de todo o país, que conseguiram passar seu conhecimento para todo o grupo, fez com que aproveitássemos ao máximo a formação. Foram períodos intensos de aprendizado, em que às vezes começávamos às 8h da manhã até o final do dia. Eu considero que a melhor escolha profissional que eu fiz foi participar desse curso de pós-graduação”, pontua.
Os documentos obrigatórios para a inscrição são: Cópia de Histórico escolar atualizado da graduação e último nível de escolaridade cursado; Cópia de Diploma de graduação ou declaração de conclusão de curso de graduação – frente e verso (indicando a data em que a colação de grau foi realizada); Caso o diploma de graduação seja de instituição estrangeira e não possua chancela do Consulado, deverá estar revalidado no Brasil; Cópia de Cédula de Identidade; (se a carteira de nacional habilitação não contiver a naturalidade do candidato, não poderá ser usada como documento de identidade); Cópia de CPF; Comprovante de residência (cópia); Currículo Vitae com FOTO ou Currículo Lattes com FOTO (inglês ou português).
Para inscrever-se, é necessário preencher o formulário no link https://forms.gle/UviDooUYh4fxRN27A, e mandar as documentações obrigatórias para o e-mail [email protected], com o assunto “Seleção Residência Turma02 – Nome_Completo_Candidato”. Para mais informações, acessar o edital.
Veja também
Corpo humano SaneamentoSaliva: quanto cuspe produzimos durante a vida e quais são seus benefícios?
Lei obriga reaproveitamento de águas de esgoto e de chuva
Fonte: Folha PE