abastecimento-eficiente-e-integracao-fazem-o-sucesso-da-vacinacao-contra-influena-em-olinda

Abastecimento eficiente e integração fazem o sucesso da vacinação contra Influena em Olinda

Marim dos Caetés tem a maior cobertura entre os 184 municípios de Pernambuco

Publicado por: Redação Secom, em: 27/04/23 às 11:22

A cobertura atual de 35% da população para a Influenza coloca Olinda na primeira posição entre os 184 municípios de Pernambuco e é explicada pela atuação da Secretaria de Saúde, através de Coordenação do PNI Municipal, que atua de forma integrada com outros serviços de saúde e mantém as 61 unidades de saúde e policlínicas sempre abastecidas com o imunizante.

A coordenadora do PNI de Olinda, Clara Pires, explica que, como todas as unidades são informatizadas e com acesso à internet, a gestão tem o controle do quantitativo de vacinas praticamente em tempo real, o que permite um abastecimento de acordo com cada demanda e evita que o paciente chegue ao local e não saia vacinado. “O próprio vacinador já envia diretamente essa informação e com isso temos o controle das vacinas. Evita que a unidade fique desabastecida”, disse.

Nas unidades e policlínicas a imunização acontece de segunda a sexta, das 8h às 16h. Há um ponto também no térreo do Shopping Patteo, em Casa Caiada, no horário das 9h às 16h. Neste local também é possível ser vacinado aos sábados, com exceção do próximo dia 29, por conta do feriadão. Apenas na última quarta-feira (26.04), 1.000 pessoas foram imunizadas no centro de compras.

Os dois outros pontos de destaque são a conscientização e a integração. No primeiro, entram em campo os agentes comunitários. Eles fazem o trabalho de porta em porta para explicar à população a importância da vacina. O segundo atua nas áreas descobertas. O Programa Olinda Mais Saúde, que a cada semana vai a uma comunidade diferente, também inclui a vacina contra Influenza entre os serviços. Da mesma forma é feito com o Odontomóvel, que diariamente está num local diferente, oferecendo serviços odontológicos gratuitos.

A regularidade da entrega dós imunobiológicos permitiu que a Secretaria de Saúde de Olinda estruturasse estratégias de comunicação, mobilização da nossa população, capacitação e atualização de nossos servidores, organização da rede de atenção à saúde através da complementação das equipes das salas de vacina em toda a rede. “Saúde se faz com compromisso, ação e controle social”, explica a secretária de Saúde de Olinda, Ana Callou.

Números da vacinação contra Influenza em Olinda:

Cobertura Atual de 35,08%


Profissionais mobilizados da Secretaria de Saúde: 400

Crianças: 3.506


Obesos: 68


Doença Renal Crônica: 44


Trabalhadores de Saúde: 1.668


Doenças Respiratórias Crônicas: 42


Pessoas com Deficiência Permanente: 37


Professores: 310


Gestantes: 451


Idosos: 18.487


Caminhoneiros: 1


Força de Segurança: 14


Transplantados: 4


Diabetes: 1.235


Doença Hepática Crônica: 37


Imunossuprimidos: 56


Doença Cardíaca Crônica: 28


Trabalhadores de Transporte: 113

População vacinada: 26.088 pessoas

About Redação

Veja também

Novo duelo entre Lula Cabral e Keko do Armazém para presidente da Câmara do Cabo de Santo Agostinho

A política do Cabo de Santo Agostinho vive mais um capítulo de embate entre dois …