No mesmo bairro, em Brasília Teimosa, e como parte do Projeto Orla Parque, gestão municipal também inaugurou quatro novos quiosques
A Prefeitura do Recife entregou, neste domingo (30), a requalificação da sede da Associação Esportiva Cultural Sereias Teimosas e de quatro quiosques da Avenida Brasília Formosa, ambos em Brasília Teimosa. A gestão municipal investiu R$ 2,4 milhões nas obras, que fazem parte da terceira etapa do Projeto Orla Parque, destinado a transformar toda a orla da capital pernambucana, conectando Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa, em um trajeto de 11 quilômetros. O prefeito João Campos participou da entrega.
“Estamos aqui, em Brasília Teimosa, entregando quatro quiosques requalificados e outros seis ainda estão em obras. Nos próximos meses, estaremos fazendo essa entrega para tudo ficar funcionando nos trinques. Todos com uma área maior e com permissão para o preparo de alimentos. Estamos fazendo no mesmo padrão construtivo da área de Boa Viagem, mas respeitando a concepção original e promovendo o restauro. As novas estruturas garantem a qualidade do serviço e lembrando que aqui em Brasília Teimosa temos um polo gastronômico, temos muita coisa boa, sobretudo, na área de frutos do mar. Afinal de contas a tradição, aqui, é essa”, afirmou o prefeito do Recife, João Campos.
Os quiosques inaugurados neste domingo tem a mesma arquitetura dos quiosques de Boa Viagem e Pina, entregues em março do ano passado, porém adaptados ao uso específico. Cada quiosque tem uma área coberta padrão de 39,8m², dos quais 16m² correspondem à área interna – uma ampliação em relação às estruturas anteriores. Além disso, o equipamento de Brasília Teimosa foi equipado com cozinha e banheiro para os funcionários, atendendo às solicitações dos permissionários.
O projeto visa criar uma transição suave entre o ambiente natural da praia e o espaço construído, composto pelo calçadão e pela avenida, ao mesmo tempo em que prioriza aspectos como segurança, durabilidade, funcionalidade e acessibilidade. Adicionalmente, os quiosques serão marcados por uma forte identidade recifense, preservando a herança arquitetônica, a memória urbana e a cultura popular da cidade.
Um exemplo desse resgate da memória urbana do Recife é o uso de azulejos, uma tradição portuguesa amplamente adotada na arquitetura moderna brasileira e pernambucana. No projeto, estes azulejos foram redesenhados, inspirados nas antigas velas e ondas das calçadas da Avenida Boa Viagem, criando um momento de conexão com o passado.
Além dos quiosques, nesta fase também foi requalificada a sede da Associação Esportiva Cultural Sereias Teimosas, fundada em 2009 por cirandeiras do bairro. O espaço tem como objetivo resgatar e fortalecer a identidade cultural local, ao mesmo tempo que incentiva o desenvolvimento do turismo na área.
O grupo tem como principal atividade a promoção de espetáculos de dança. Todos os ensaios, planejamentos e encontros são realizados na sede. Além disso, ao longo do ano, são produzidas oficinas de artesanato como forma de diversificação de renda, ajudando na manutenção do espaço e viabilizando a realização das atividades.
Para a presidente da Associação Esportiva Cultural Sereias Teimosas, Luzia Maria, 62 anos, a iniciativa da reforma irá beneficiar o grupo, que existe há mais de 20 anos e promove encontros e atividades diárias no local. “A requalificação do nosso espaço é uma conquista muito importante. A maioria das nossas associadas são integrantes idosas. Fazemos exercícios, montamos toda a nossa coreografia porque dançamos no Carnaval, no São João, temos Pastoril. Então, estávamos precisando muito desse espaço e é com muita felicidade que a gente recebe hoje a requalificação desse local maravilhoso. Não apenas para nós, que já somos integrantes há muitos anos do grupo, como também pra novas associadas, porque o bairro é muito populoso e tem muitas mulheres”, ressaltou Luzia Maria.
PROJETO ORLA PARQUE – O Projeto Orla Parque tem como objetivo requalificar toda a orla da capital pernambucana, integrando Boa Viagem e Pina à Brasília Teimosa, totalizando 11 quilômetros de extensão, transformando-a num grande parque linear. O projeto prevê a criação de centralidades, melhorias na segurança e iluminação, construção de novos banheiros, além de reforma de toda a estrutura física do calçadão e aumento da área verde.
A primeira etapa do Projeto Orla Parque foi concluída em março deste ano, quando foram entregues os últimos dos 60 quiosques de Boa Viagem completamente reformados. Já a segunda etapa está em andamento e prevê a reforma dos dez sanitários já existentes e construção de outros 11, duplicando a quantidade de equipamentos disponíveis para uso da população ao longo de toda a extensão da orla. Já foram entregues 17 banheiros novos e requalificados.
Você precisa fazer login para comentar.