Por Luiz Gonzaga Jr – Hoje Pernambuco
Na primeira pesquisa realizada pelo Instituto Conecta, encomendada pelo Blog Ponto de Vista, no município de Jaboatão dos Guararapes, o atual prefeito Mano Medeiros (PL) aparece como líder na corrida eleitoral. A pesquisa, registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número PE03155/2024, ouviu 800 eleitores entre os dias 25 e 26 de junho, apresentando um grau de confiança de 95% e uma margem de erro de 3,8%.
Cenário Estimulado
No cenário estimulado, onde os eleitores escolhem entre os nomes apresentados, Mano Medeiros desponta com 32% das intenções de voto. O ex-prefeito Elias Gomes (PT) aparece em segundo lugar com 23%, seguido pela deputada Clarissa Tércio (PP), que obteve 14% das preferências. Daniel Alves (Avante) registrou apenas 6% das intenções de voto. Os votos nulos e brancos somam 16%, enquanto 9% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.
Cenário Espontâneo
Na pesquisa espontânea, onde os eleitores mencionam espontaneamente seus candidatos preferidos sem opções pré-definidas, Mano Medeiros também lidera com 17% das intenções de voto. Elias Gomes aparece com 6%, Clarissa Tércio tem 2%, e Daniel Alves não pontuou.
Rejeição
Elias Gomes enfrenta o maior índice de rejeição entre os candidatos quando questionado SE NÃO VOTARIA DE JEITO NENHUM com 47% dos entrevistados afirmando que não votariam nele de forma alguma. Clarissa Tércio vem em seguida, com 42%.
Votos Válidos
Considerando apenas os votos válidos, Mano Medeiros lidera com 44% das intenções de voto, seguido por Elias Gomes com 31% e Clarissa Tércio com 18%.
Análise
A pesquisa aponta um cenário favorável para Mano Medeiros, que não só lidera as intenções de voto em ambos os cenários, estimulado e espontâneo, mas também apresenta uma vantagem significativa em votos válidos. Elias Gomes, apesar de aparecer em segundo lugar nas intenções de voto, enfrenta uma alta rejeição, o que pode complicar sua trajetória eleitoral. Clarissa Tércio, embora tenha uma base de apoio considerável, não conseguiu garantir uma posição no segundo turno, de acordo com os dados atuais.
Em tempo – Como dizia Arraes, Elias fez o caminho da perdição. Saiu de Jaboatão derrotado na sua sucessão; depois desistiu de uma candidatura que perdia nas pesquisas no Cabo; e agora tenta voltar, mas é dono da maior rejeição por parte da população em Jaboatão.
Você precisa fazer login para comentar.