prefeitura-do-recife-celebra-dia-internacional-da-danca-com-tres-dias-de-apresentacoes-e-debates-gratuitos

Prefeitura do Recife celebra Dia Internacional da Dança com três dias de apresentações e debates gratuitos

Programação começa hoje (26), com oficina no Ibura. Segue no próximo domingo (28), com apresentações de cinco grupos na Avenida Rio Branco, a partir das 15h. E encerra na terça-feira (30), com debate no Teatro Apolo, às 19h30, sobre sustentabilidade da dança. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ Arquivo PCR)

Na cidade onde a música é vocação atestada até pela Unesco, é impossível ficar parado. Por isso, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, vai aproveitar o ensejo do Dia Internacional da Dança, celebrado no dia 29 de abril, para convidar a capital pernambucana ao movimento. Serão três dias de programação, reunindo artistas e grupos locais, de diferentes vertentes e estéticas, entre grupos mais jovens e antigos representantes da cena recifense, para celebrar a dança na teoria e na prática.

A programação começa hoje (26), com a oficina Estratégias para Composição Coreográfica na Dança Popular, ministrada pelo bailarino Daniel Silva, para um grupo formado por pessoas que compõem a rica cena da dança no bairro do Ibura. A oficina será realizada, a partir das 19h30, na Associação Asa Branca, no Ibura, ao lado da UPA da Lagoa.

No domingo (28), a dança toma conta do Recife Antigo, convidando à celebração de uma das linguagens artísticas em que o Recife, há muito, sabe se expressar com mais vigor e delicadeza. A partir das 15h, a Avenida Rio Branco será palco para apresentações itinerantes de cinco grupos, que contemplam da dança de salão e de rua aos balés clássico e popular: o Balé Popular do Recife, a Uno Cia de Danças, o Studio de Danças e o Grupo Ara Agontimé, além da batalha de danças urbanas All Styles, com apresentação do Rap de Afoitas, abrindo alas para o protagonismo de vozes e corpos femininos.

As atividades encerram na terça-feira (30), com um debate sobre Sustentabilidade da Dança, promovendo o encontro das perspectivas de grandes nomes da dança recifense, como Mônica Lira, diretora do Grupo Experimental e representante do Movimento Dança Recife, que está completando 20 anos de luta e mobilização pela dança do Recife. Completando a mesa, temos ainda Diogo Lins, Rensch Reiva e a mediação de Marcela Aragão. A conversa será no Teatro Apolo, a partir das 19h30, com acesso gratuito.

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …