Interessados devem fazer o credenciamento na Secretaria de Mobilidade Urbana, no Varadouro, até dia 9 de fevereiro
Publicado por: Analu Pereira, em: 29/01/24 às 11:44
A Secretaria de Mobilidade Urbana de Olinda realiza, até o dia 9 de fevereiro, o credenciamento dos veículos com permissão para circular no município durante os dias do Carnaval 2024. A adesivação começou nesta segunda-feira (29) com uma grande procura de moradores do Sítio Histórico e de áreas próximas afetadas pelos bloqueios. O serviço está sendo oferecido na sede do órgão, localizada na Rua Joaquim Nabuco, 475, Varadouro.
Para o cadastramento é preciso apresentar o comprovante de residência atualizado, no caso de ser locatário, a cópia do contrato do imóvel devidamente reconhecido em cartório; carteira de identidade e CPF; nome do proprietário do automóvel; documento do veículo e IPVA atualizado. O atendimento acontece de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h e, aos sábados e domingos, das 8h às 14h.
Cada residência terá direito a dois adesivos de livre acesso, que serão entregues no momento em que a documentação for comprovada. Os adesivos de serviço (órgãos essenciais) e abastecimento (bebidas, gelo, suprimento alimentar), também serão distribuídos na Secretaria. As empresas e órgãos públicos deverão enviar ofício com a lista dos veículos com as respectivas placas e cópia do IPVA atualizado de cada automóvel. Todos os credenciados, inclusive moradores, terão acesso liberado 24h, com exceção dos veículos de abastecimento, que poderão circular na Cidade Alta das 4h às 9h.
“O intuito de bloquear essas áreas é proteger a vida. Quem vai ter acesso à área bloqueada realmente é só o morador para poder adentrar em suas residências. E quem não é morador vai ter outras rotas de acesso às suas residências, mas por outra área que não esteja bloqueada, justamente para proteger o folião que vai estar lá brincando na rua”, reforça a coordenadora do Serviço de Adesivação da Secretaria de Mobilidade Urbana de Olinda, Michelle Bandeira.
Para a professora de ginástica Maria do Socorro Araújo, resgatar o adesivo de livre acesso para o período de folia é uma segurança. “Esse ano eu fiz questão de vir logo no primeiro dia e chegar cedo. Meus pais são idosos e moram na Siqueira Campos, no Varadouro. É importante ter esse acesso para qualquer urgência que a gente precise sair de casa”, garante.
Quem mora no foco da folia, não quer perder tempo e já garantiu o adesivo. “O atendimento foi muito bom, foi excelente, o serviço está muito bem organizado, como sempre. Já garanti o meu livre acesso”, explica o advogado Carlos Alberto, que tem casa no Alto da Sé.
Orientações:
1. Adesivos do tipo Serviço e Especial serão entregues às pessoas físicas e jurídicas que exercem atividades de prestação de serviços e atividades especiais.
2. A solicitação dos adesivos será realizada através de ofício protocolado na Secretaria de Mobilidade Urbana de Olinda.3. O ofício deverá conter:
a) A quantidade de adesivos;
b) Placa; marca e modelo dos veículos que serão adesivados;
c) Cópia do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) dos veículos que serão adesivados;
d) O tipo de atividade exercida pelo solicitante;
e) Assinatura do solicitante.
4. Os ofícios serão submetidos à análise pelo órgão de trânsito, sendo verificada a real necessidade da solicitação.
5. Barracas e Food Truck devidamente cadastrados terão direito a 1 (um) adesivo do tipo Abastecimento, mediante apresentação de crachá entregue pela Secretaria de Controle Urbano, não sendo necessária a solicitação através de ofício.
Fotos: Alice Mafra/PMO
Fonte: Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olinda
Você precisa fazer login para comentar.