Obras começam em janeiro e fazem parte de uma série de ações que a gestão municipal vai realizar para promover a transformação social e urbana do local; USF deverá realizar 26 mil atendimentos por ano e atender cerca de 12 mil pessoas da área. (Foto: Edson Holanda/PCR)
A Prefeitura do Recife vai construir uma Unidade de Saúde da Família (USF) na Comunidade do Bem, localizada na Imbiribeira, Zona Sul da capital, como parte de uma série de ações que a gestão municipal vai realizar para promover uma transformação social e urbana no local. As obras, cujos investimentos serão da ordem de R$ 8,3 milhões, com recursos advindos do programa ProMorar, serão acompanhadas e coordenadas pelo Gabinete de Projetos Especiais. A Comunidade do Bem é formada pelas localidades de Irmã Dorothy, Beira da Maré/ Nova Esperança e Aritana. Na tarde desta sexta-feira (29), o prefeito João Campos fez o anúncio no local.
“Aqui há estrutura de um antigo frigorífico, essa área agora pertence a Prefeitura do Recife. Nós vamos fazer o início da urbanização da Comunidade do Bem. O que era uma área abandonada, com lixo, vai virar uma Unidade de Saúde da Família enorme aqui. São oito milhões e 300 mil Reais investidos. E vamos fazer habitacional, drenagem, saneamento, área de convivência, área de contenção de enchente, uma urbanização completa e a primeira obra é essa daqui”, explicou João Campos.
O projeto para a área foi criado com base em coletas de dados dos moradores e encontros promovidos pela Prefeitura do Recife para escutar as suas principais demandas. “Após diversas escutas, a gestão municipal identificou as necessidades mais urgentes dos residentes e traçou a primeira etapa do projeto de transformação. A construção da Unidade de Saúde da Família tem o objetivo de reduzir de forma efetiva o déficit de atendimento de saúde na localidade e, dessa forma, também contribuir para a mudança da realidade da população da área”, explicou Cinthia Mello, chefe do Gabinete de Projetos Especiais.
A apresentação da proposta foi feita, na tarde desta sexta, aos moradores da Comunidade de Interesse Social (CIS) Comunidade do Bem. As obras serão iniciadas em janeiro de 2024 e devem durar cerca de dez meses. A USF será erguida na Avenida Sul, s/n, no bairro da Imbiribeira, e terá como característica principal o atendimento à população no modelo de atenção da Estratégia de Saúde da Família, ofertando consultas médicas, de enfermagem e odontológicas.
Além disso, o espaço vai oferecer procedimentos e terapias nas áreas de fisioterapia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional. A expectativa é que, quando a unidade de saúde estiver pronta, sejam realizados mais de 26 mil atendimentos por ano para uma população estimada de 12 mil residentes em seu território de abrangência. O equipamento de saúde contará com nove consultórios, sendo três clínicos, três ginecológicos e três odontológicos, além de um Espaço Mãe Coruja e salas de apoio para os profissionais das equipes do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de saúde ambiental e combate de endemias (asaces).
A USF Comunidade do Bem ainda vai contar com salas de vacinação, curativo, acolhimento, procedimento e esterilização. A unidade também terá farmácia, local para regulação ambulatorial, recepção, copa, banheiros adaptados para usuários e banheiro para funcionários, local para dispensação de medicamentos, auditório e áreas administrativas.
Para a agente comunitária de saúde Izabel Dantas, 51 anos, moradora da Beira da Maré desde o primeiro ano de vida, é uma alegria, para toda a comunidade, se sentir vista : “estou com uma explosão de sentimentos, há mais de 50 anos estamos aqui na luta diária. Não foi fácil. Iniciou-se com a minha mãe, Dona Gracinha, e a gente está agora dando continuidade ao trabalho dela, ao legado. Então, a gente está extremamente feliz, realizada, porque agora estamos sendo vistos. Com a unidade de saúde aqui, vai melhorar muito a qualidade de vida para todos os moradores, porque hoje temos dificuldade para conseguir atendimento”.
MAIS OBRAS – Além da Unidade de Saúde da Família, a Prefeitura do Recife também pretende garantir acesso à educação infantil de 100% das crianças de 0 até 5 anos que moram na Comunidade do Bem. Para isso, vai construir uma creche com capacidade para atender até 246 meninos e meninas em turnos parciais, com 4 horas de atendimento, e integral, com 7 horas. A estrutura física do local vai contar com salas de aula, multiuso, lactário, berçário, lavanderia, refeitório e mini-campo.
Com foco na transformação social, o Gabinete de Projetos Especiais também vai construir um Arrecifes da Cidadania, cujo objetivo é instalar na comunidade um ambiente integrado que irá conectar processos de escuta e diálogo continuados com a comunidade. No espaço, a população terá acesso a serviços do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Núcleo Municipal de Prevenção e Mediação de Conflitos Comunitária e do projeto Geração Juventudes, realizados respectivamente pelas secretarias executivas da Assistência Social, de Direitos Humanos e de Juventude.