Duas novas entidades da sociedade civil foram eleitas e tomaram posse no CMDHSC/Recife nesta segunda-feira (18), para o período de 2023 a 2025 (Foto: Marlon Diego)
A Prefeitura do Recife realizou, nesta segunda-feira (18), a eleição complementar de representantes da sociedade civil para compor o Conselho Municipal de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (CMDHSC/Recife) para o período de 2023 a 2025. Estavam em aberto duas vagas e apenas duas entidades compareceram ao pleito. Concorreram às vagas, a CUT Pernambuco e a Associação de Desenvolvimento Criar e Crescer (ADCC), ambas vencedoras.
Assinaram o termo de posse os representantes da CUT Pernambuco, Mariana Maciel de Morais (titular) e Francisco Rufino Pimentel (suplente) e da ADCC, Bernardo Weinstein Neto (titular) e João José da Silvas (suplente). A eleição foi realizada na sala de reuniões da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, no 6º andar do prédio da Prefeitura do Recife, e conduzida por Thiago Santos, coordenador geral do CMDHSC/Recife. A eleição por aclamação foi registrada pela secretária do conselho, Ana Lígia Vanderlei, e em seguida foi realizada a cerimônia de posse dos novos integrantes.
Thiago Santos ressaltou a importância do Conselho Municipal, cujo papel é dar apoio no combate à violação de direitos humanos na capital. “Hoje demos um importante passo para fortalecer o controle social sobre as políticas públicas de Direitos Humanos. Fortalecer o conselho é dar força ao papel que a sociedade civil tem que cumprir nessa conjuntura de exigir o cumprimento dos Direitos Humanos. Recebemos com muita satisfação as novas entidades e certamente vamos ter mais gente junto conosco na luta pelo respeito aos Direitos fundamentais como a alimentação, moradia, segurança e a vida, sem violência”, destacou.