Localizada no bairro de Afogados, a iniciativa comemora o aniversário de fundação com a inauguração de horta comunitária. Cozinha oferece 200 refeições diariamente e é gerenciada pela Prefeitura do Recife. (Foto: Hélia Scheppa/PCR)
Responsável por ofertar 200 refeições diariamente, a Cozinha Comunitária de Gurupé, localizada no bairro de Afogados, celebra 20 anos de funcionamento com a inauguração de uma horta comunitária. A comemoração do aniversário do equipamento representa o compromisso da Prefeitura do Recife na garantia do Direito Humano à Alimentação Nutricional Adequada (DHANA), previsto na Constituição Federal. Além de trabalhadores, usuários e moradores, estiveram presentes na comemoração a vice-prefeita, Isabella de Roldão, e a secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, Ana Rita Suassuna.
“Deixo o meu reconhecimento e meus parabéns para todos que constroem a Cozinha Comunitária Gurupé. Que essa cozinha sirva de exemplo para várias outras cozinhas não só do Recife, mas de todo Brasil. É sempre importante reafirmar que essa é a primeira cozinha comunitária do nosso país, fruto do Programa Fome Zero, e que a nossa gestão à frente da Prefeitura do Recife gerencia com todo amor e carinho esse importante equipamento da nossa cidade”, afirma Isabella de Roldão, vice-prefeita do Recife.
A Cozinha Comunitária de Gurupé é resultado do Programa Fome Zero, sendo uma das pioneiras do Estado. A gerência do equipamento é de responsabilidade da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva da Assistência Social do Recife, que custeia os insumos para a preparação dos alimentos e a equipe multiprofissional composta por assistente social, nutricionista, coordenador, cozinheiro e auxiliares de cozinha. Já o espaço foi disponibilizado pela Associação de moradores da comunidade.
Segundo a secretária Ana Rita Suassuna, a Cozinha Comunitária de Gurupé foi uma das primeiras cozinhas comunitárias instituídas no país, a partir do Programa Fome Zero. “Requalificada recentemente, este equipamento completa 20 anos de funcionamento, garantindo refeições a uma comunidade socialmente mais vulnerável à insegurança alimentar e nutricional. Garantir a continuidade desta cozinha é um compromisso da gestão na luta contra a fome”, reforçou a secretária.
A Cozinha é um equipamento público de educação e segurança alimentar e nutricional com capacidade de produção de refeições. Um dos propósitos do equipamento é garantir acesso a uma refeição saudável e adequada para os que estão em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional. Além disso, a Cozinha Comunitária também tem um papel importante na inclusão social produtiva, no fortalecimento da ação coletiva e da identidade comunitária.
REQUALIFICAÇÃO – A Cozinha Comunitária do Gurupé foi requalificada pela Prefeitura do Recife em dezembro de 2022. Antes da reforma, 60 refeições eram preparadas de segunda a sexta-feira. Desde a melhoria, o equipamento passou a ofertar 200 almoços. A iniciativa reforça o comprometimento do poder público municipal para garantir a Segurança Nutricional e Alimentar (SAN) da população recifense mais vulnerável.