A Prefeitura de Petrolina iniciou, neste sábado (02), uma série de mutirões voltados à saúde da mulher com a realização de consultas e exames ginecológicos, obstétricos e de mamografia. Ao todo, cerca de 100 mulheres foram atendidas no Centro de Referência em Saúde da Mulher (CRM). Esta é uma das várias ações de saúde que ocorrerão no mês de aniversário de 128 anos de Petrolina.
A novidade é que, além das atividades nos finais de semana, a prefeitura está fazendo uma busca ativa dessas mulheres, principalmente do interior, e dando toda a estrutura de transporte até a unidade de saúde. Neste primeiro dia, foram atendidas mulheres de Izacolandia, Bebedouro e região. “São guerreiras que trabalham durante a semana e, muitas vezes, não conseguem acessar os serviços devido às inúmeras atividades, por isso, estamos promovendo essas ações com o foco no cuidado à saúde e prevenção de doenças”, explicou o prefeito Simão Durando que acompanhou o atendimento de perto.
Para o prefeito, os mutirões irão permitir que o município consiga dar celeridade a algumas demandas de atendimentos, diminuindo ou até mesmo zerando as filas de espera de alguns procedimentos. “Após a pandemia, houve um aumento na demanda para a realização das consultas e exames especializados e com isso a necessidade de realização dos mutirões para atender nossos pacientes. Tem muita coisa para acontecer na saúde nos próximos dias, mas isso só é possível com muito planejamento e organização. Vamos continuar avançando, cuidando do nosso povo e da nossa Petrolina. Estamos trabalhando muito forte porque, para nós a saúde é e sempre será prioridade” , concluiu o gestor
Entre as mulheres atendidas, estava Ana Neide da Silva, 56 anos, que é moradora do assentamento José Ramos. Ela destacou a importância do mutirão. “Tem um mês que fiz a consulta no postinho e deixei a guia para a mamografia. Aí essa semana recebi a ligação da agente de saúde informando que seria hoje e teria até o ônibus para fazer a gente. Estou muito agradecida”, destacou.
Fonte: Blog do Jorge Lemos
Foto: Divulgação