A Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional (STQP) do Recife iniciou nesta tarde (3) a formação pedagógica para tutores que vão atuar nas 17 Escolas Profissionalizantes do Recife. Eles terão oficinas de Elaboração de Planejamento Escolar na abordagem da andragogia – ensino baseado na motivação e no autoconhecimento como combustível.
Mais de 70 novos instrutores foram contratados pela Prefeitura do Recife para atuarem em dezenas de cursos de formação, disponíveis nas Escolas Profissionalizantes. A capacitação, que segue até a próxima quarta (5), está acontecendo na UNINASSAU, por meio de parceria com a STQP. Na quinta e sexta, o processo continua nas escolas onde os instrutores vão ensinar.
O secretário executivo da pasta, Wellington Batista, deu boas-vindas aos novos instrutores, destacando a importância do trabalho de cada um na formação profissional das pessoas. “É importantíssimo capacitar, formar, mas, também, levar esperança, estímulo e novas oportunidades de trabalho e renda para nossos alunos, sobretudo os jovens”, afirmou.
A professora Jéssica Nery, que vai ser instrutora de inglês, está ansiosa para começar o seu trabalho, dando mais oportunidades aos alunos. Ela mesma é um exemplo. Aluna bolsista do programa estadual Ganhe o Mundo, no Governo de Eduardo Campos, ela fez seis meses de intercâmbio na Nova Zelândia e, quando retornou ao país, teve a chance de lecionar no próprio programa.
Alexandre Moreira, que já foi aluno das Escolas Profissionalizantes do Recife, disse que é muito bom retornar à escola como instrutor. Ele será professor do curso de soldador. “Vou dar o melhor possível para que outras pessoas se inspirem na minha caminhada de aluno a professor da rede”, enfatizou.