Iniciativa realizada em parceria com a escola virtual co.liga pretende acompanhar o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens que participam do Projeto Aprendiz da Prefeitura do Recife (Foto: cortesia)
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas (SDSDHJPD), realizou uma a roda de diálogo para debater com jovens de 14 a 24 anos, com o tema “Jovens e o Mundo do Trabalho: Possibilidades e Estratégias no âmbito da Inclusão Produtiva”. A iniciativa foi promovida em parceria com a escola virtual e gratuita de economia criativa, a co.liga, da Fundação Roberto Marinho. O encontro faz parte do Projeto Aprendiz e reuniu 45 jovens na Escola Técnica Estadual Porto Digital, nesta quinta-feira (29).
Com o objetivo de aproximar os jovens aprendizes do mercado de trabalho, a roda de diálogo foi composta por dinâmicas que buscaram inserir os jovens dentro da própria realidade da juventude, bem como apresentar estratégias criativas de qualificação profissional. De acordo com a assistente técnica da Divisão de Inclusão Social, Bruna Nascimento, a cada mês é escolhido um tema para ser abordado com os jovens participantes do Projeto Aprendiz. “A gente promove uma palestra ou um debate que possa agregar mais conhecimento e experiência aos jovens de vulnerabilidade social. Esse momento serve, inclusive, para que eles possam enxergar as inúmeras possibilidades existentes dentro do mercado de trabalho e como eles podem atuar dentro dele”, reforçou Bruna.
A primeira parte da conversa com os jovens foi apresentada pela analista de projetos da Fundação Roberto Marinho, Cinthia Sarinho, e focou na importância da inclusão produtiva e autoconhecimento dos jovens. Logo depois, o mobilizador territorial da co.liga, Renan Victor Souza, falou sobre sua experiência dentro da escola virtual e explicou como ela pode agregar no currículo de quem está iniciando a jornada trabalhista. “A gente possui uma série de cursos voltados para a economia criativa que ajuda a juventude a se encaixar na formação profissional desejada. O projeto também fornece muito mais, já que ele dá voz e oportunidades para o público jovem”, contou Renan.
Para Wilton Souza, 19 anos, participante do Projeto Aprendiz do Recife, as conversas oferecidas são importantes para o crescimento pessoal e profissional. “A atividade foi uma conversa única, repleta de conhecimento e descobertas. É interessante ter a chance de ficar por dentro das novidades do mercado de trabalho, com acesso a cursos gratuitos, que exploram as nossas habilidades”, disse o jovem.