exposicao-da-culinaria-afro-brasileira-enche-o-sitio-trindade-de-sabores-e-saberes-de-matriz-africana

Exposição da Culinária Afro-Brasileira enche o Sítio Trindade de sabores e saberes de matriz africana

Organizada pelo Terreiro Ilé Àse Egbé Awo, programação, que integra as festividades do ciclo junino promovido pela Prefeitura do Recife, será amanhã (21), a partir das 18h, no palco principal do Sítio (Foto: Andreia Rego Barros/Arquivo PCR)

Amanhã (21) é dia de celebrar o sincretismo que inaugura a cultura e a fé do povo nordestino, dentro da programação junina preparada pela Prefeitura do Recife. A partir das 18h, o Sítio Trindade festeja Xangô, orixá da justiça e do fogo, considerado o Rei dos reis, na 15ª edição da tradicional Exposição da Culinária Afro-Brasileira, saborosa celebração à religião e à gastronomia de matriz africana.

Convidando a cidade a experimentar e comungar dos sabores e saberes da tradição yorubana, a programação, que acontece no palco principal do Sítio Trindade, começa com cânticos, danças e celebrações do povo de terreiro, seguida da distribuição e degustação de mais de 7 mil porções de preparos tradicionais africanos e da gastronomia afro-brasileira, nascida do encontro e da mistura entre os temperos e preparos africanos, indígenas e europeus.

Nesta edição, o tema da Exposição, que tem produção e execução do Terreiro Ilé Àse Egbé Awo, sob responsabilidade de Mãe Elza de Yemojá., será “SÀNGÓ e a comida sagrada Gbègìrì”. Prato predileto de Xangô, O Gbègìrì é feito com quiabo, carne bovina, diversos outros ingredientes e muito azeite de dendê para o orixá.

Nos tabuleiros da mostra, serão apresentados e ofertados os pratos do cotidiano junino, como canjica, pé de moleque e bolo de milho, ao lado de várias iguarias e preparos feitos nas casas tradicionais de matriz africana, com quiabo, milho, peixe, castanha, amendoim e farinha, camarão, cebola e pimenta. O banquete de fé e festa está garantido.

Serviço

15ª Exposição Culinária Afro-Brasileira

Quando: 21 de junho

Onde: Sítio Trindade

Horário: 18h

Entrada franca

Programação

18h30 – Abertura do ÀJÒDÚN (Cânticos ao ÒRÌSÀ ÈSÙ)

19h – Início da Degustação e continuação do ÀJÀDÚN (cânticos aos Òrìsà, Vodun, Nkise)

21h – Cânticos para SÀNGÓ, HEVIOSO e NZAZI (Roda para o REI – Fogueira)

21h30 – Homenagens e entrega do prêmio Ìyábàsé 2023 (Cozinheira de Àse)

22h30 – Encerramento do Sirè (Cânticos e Rezas)

About Redação

Veja também

Maciel Flores promove a 1ª edição do Natal Solidário, no Sal & Brasa Jardins

O empresário e decorador Maciel Flores, promove nesta terça-feira, 10 de dezembro, a 1ª edição …