A 18ª edição do São João da Pessoa Idosa, realizada pela Prefeitura do Recife, reuniu na tarde desta terça-feira ( 13), no Classic Hall. um público de mais de 6 mil pessoas. Integrantes de diversos Grupos de Convivência da Região Metropolitana do Recife e de municípios vizinhos dançaram muito forró,xote e baião ao som do grupo Coruja e seus Tangarás. A festa é organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, por meio da Gerência da Pessoa Idosa.
Maria José Barbosa aguardava ansiosa pelo retorno do São João da Pessoa Idosa do Recife e revelou que hoje, com 77 anos, nunca deixou de prestigiar a festividade. Ela mora em Rio Doce, Olinda, e ao lado de amigas e da sua irmã, que mora em Recife, dançou e se divertiu. “Sentimos muito a suspensão dessa festa linda por causa da pandemia, mas compreendo que foi preciso e hoje estou feliz, com saúde e dançando numa das mais importantes e tradicionais festas voltadas às pessoas idosas”, disse.
Rita Maria da Conceição, 66 anos, mora no município de Lagoa do Carro, e se vestiu de noiva para a festa. “Eu sempre venho para essa festa, que é extremamente organizada e pensada para as pessoas idosas, e este ano não foi diferente, está impecável”, comentou.
Luzia Maria da Silva e um grupo de amigas entre 60 e 94 anos do bairro de Brasília Teimosa, se caracterizaram com capricho e usaram roupas iguais no São João da Pessoa Idosa. “Depois de três anos sem nos reunirmos, caprichamos na vestimenta e estamos aqui para curtir essa festa linda e tão aguardada por nós”.
Cacilda Medeiros, gerente da Pessoa Idosa da Prefeitura do Recife,ressalta que além dos grupos de convivência de pessoas idosas do Recife e de algumas cidades do estado de Pernambuco, a edição deste ano recebeu também integrantes de quatro Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas (ILPIs), Cristo Redentor, Padre Venâncio, Lar de Jesus e Casa Eduza Pereira. ” O São João da Pessoa Idosa é uma festa inclusiva e voltada para as pessoas idosas e procuramos realizar com todo o carinho e cuidado que esse segmento merece”, explicou. A festa tem o apoio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife.