prefeitura-do-recife-promove-segunda-cerimonia-civil-coletiva-para-casamento-homoafetivo

Prefeitura do Recife promove segunda cerimônia civil coletiva para casamento homoafetivo

Cerimônia será realizada no próximo sábado (27), no bairro de Apipucos, e oficializará a união de 12 casais

Neste sábado (27), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, realizará a segunda Cerimônia Civil Coletiva para Casamento Homoafetivo do Recife. O evento acontecerá às 16h, na Rua de Apipucos, 1031, no bairro de mesmo nome, quando será oficializada a união de 12 casais entre 25 e 40 anos que residem na Região Metropolitana de Recife. A ação faz parte do Programa Recife Sem Preconceito e Discriminação, que visa promover a cidadania e combater a discriminação com relação às pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexuais (LGBTI ).

A realização da cerimônia tem por objetivo garantir, por meio do casamento, que as famílias formadas por casais do mesmo sexo possam receber o reconhecimento jurídico e simbólico, além de garantir direitos civis, sociais e econômicos. Desde 2013, com a aprovação da Resolução nº 175 do Conselho Nacional de Justiça do Supremo Tribunal Federal (STF), os cartórios são obrigados a realizar o casamento civil homoafetivo e a conversão da união estável em casamento civil aos casais que desejarem.

O evento conta com as parcerias e apoios de outras pastas do município como a Secretaria de Cultura, Fundação de Cultura, Secretaria de Turismo, Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional e de instituições como órgãos  a Defensoria Pública de Pernambuco, Tribunal de Justiça de Pernambuco e também do Clube Metrópole e Instituto Ensinar de Desenvolvimento Social (IEDES)

A cerimônia deste sábado é mais uma iniciativa dentro do conjunto de ações da Prefeitura do Recife para o público LGBTI para fortalecer a política de promoção da igualdade de gênero, da diversidade sexual, contra crimes motivados pelo preconceito e a discriminação. Agora em maio, mês de Luta Contra a LGBTfobia,  o município lançou mais uma plataforma para recebimento de denúncias  de violência contra a população LGBTI agora no Conecta Recife.

SERVIÇO

O quê: Segunda cerimônia civil coletiva para casamento homoafetivo

Onde: Laguna Recepções, Rua de Apipucos, n 1031, Apipucos.

Quando: sábado (27 de maio), às 16h

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …