Localizado no bairro de Areias, o NDI Recife oferece assistência especializada para pessoas com deficiência física e intelectual, prioritariamente pessoas idosas (Foto: Dondinho/SESAU)
A Prefeitura da Cidade do Recife inaugurou, nesta quarta-feira (24/5), mais um serviço de saúde exclusivo para as pessoas com deficiência física e intelectual. Localizado no bairro de Areias, o Núcleo de Desenvolvimento Integral do Recife (NDI Recife) vai oferecer atendimento especializado em reabilitação, formando, junto com o Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa (HECPI), um importante complexo de atenção integral à saúde. Mensalmente, serão ofertadas cerca de 10 mil consultas.
Com uma equipe formada por mais de 70 profissionais e mais de 2,4 mil metros quadrados de área construída, a nova unidade presta assistência aos pacientes, ampliando o acesso a diversas especialidades fundamentais à reabilitação na rede de saúde municipal. Nesta primeira etapa, serão oferecidas oito especialidades: Geriatria, Serviço social, Psicologia, Enfermagem, Nutrição, Fonoaudiologia, Terapia ocupacional e Fisioterapia.
“Neste primeiro momento, estamos abrindo sete consultórios mais uma sala de estabilização. Com a finalização da obra, prevista para o início do segundo semestre, teremos um total de 13 consultórios, três salas para atividades em grupo, um espaço para oficina de atividades de vida diária (AVDS), uma cozinha experimental, ginásio e piscina para fisioterapia. Também incorporaremos outras especialidades de saúde, de modo a oferecer aos usuários um conjunto de tratamentos e terapias que agreguem valor à assistência, tornando a recuperação mais rápida e eficiente”, explica a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.
Atualmente, o Recife tem, em seu sistema de regulação, 22.851 pessoas com algum tipo de deficiência, sendo a física e a intelectual responsáveis por 63,7% dos casos. “É esse público que queremos alcançar e atender melhor com a implantação do NDI Recife. A pessoa idosa será sempre a nossa prioridade, mas também estaremos dando atenção às maiores necessidade dos usuários do SUS como um todo”, salienta a secretária. Entre suas missões, a unidade tem o objetivo de ampliar a autonomia do paciente e sua participação na construção de projetos de vida pessoais e sociais, com o envolvimento dos familiares. Para isso, haverá acompanhamento do paciente ao longo de todo o processo de reabilitação.
Com a conclusão da parte de engenharia e também a instalação de equipamentos, o NDI Recife possibilitará a realização de atividades de integração sensorial (táteis), exercícios em grupos (brinquedoteca e games) e estabilização (para situações de crise). O espaço possuirá ainda auditório e fraldário. Nas obras, compra de equipamentos e mobília, foram investidos R$ 500 mil pela prefeitura.
REDE DE ATENDIMENTO – A unidade vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Para ser atendido no local, os pacientes serão referenciados pela Central de Regulação da Prefeitura ou pelo Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, que responderá pela gestão do espaço. O hospital levará para o centro sua expertise no tratamento da pessoa idosa. “Trabalhamos com espaço sensorial e, até mesmo, realidade virtual no processo de reabilitação. Com certeza, esse núcleo vem para agregar ainda mais possibilidades, tornando-se uma referência para a rede de atenção à saúde”, destaca o diretor geral do HECPI, Pedro Correia. Além do NDI Recife, é possível encontrar atendimento especializado no NDI da Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena. A rede municipal de saúde ainda dispõe de 26 serviços que oferecem algum tipo de cuidado em reabilitação cognitiva, sendo 16 na rede própria e dez na rede complementar.