Para marcar os 20 anos da promulgação do Estatuto da Pessoa Idosa, a Prefeitura do Recife realizará uma série de palestras e eventos, buscando conscientizar e disseminar informações a respeito dos direitos da pessoa idosa (Foto: Inaldo Menezes/PCR)
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, lançou, na manhã desta quarta-feira (17), um projeto que visa ampliar os conhecimentos dos idosos sobre os seus direitos estabelecidos por lei. O evento aconteceu na Universidade Católica de Pernambuco e discutiu dois temas: “Avanços e Desafios na Garantia e na Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa a partir do Estatuto” e “Avanços e Desafios das Políticas Públicas para a Pessoa Idosa nos últimos 20 anos”. O encontro contou com a presença de 125 pessoas.
Apesar de representar mais de 14% da população em todo o Brasil – mais de 30 milhões de acordo com o IBGE, as pessoas idosas continuam sendo vítimas do não cumprimento das leis e da falta de compromisso daqueles que deveriam os proteger. Assim, em comemoração aos 20 anos da criação do Estatuto da Pessoa Idosa, o projeto irá viabilizar diversas edições de palestras e eventos sobre o assunto previstos para acontecer nos próximos meses.
Presente na inauguração do projeto “Estatuto da Pessoa Idosa: 20 anos depois”, a secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, Ana Rita Suassuna, afirmou que: “esse projeto é muito importante e fortalece a política da pessoa idosa, além de oferecer autonomia a eles. Este seminário hoje é apenas o pontapé inicial”. Além dela, estiveram presentes Cacilda Medeiros, gerente da Pessoa Idosa do Recife e os palestrantes José Maria Silva, presidente da Comissão do Idoso da OAB/PE, e Sálvea de Oliveira, coordenadora-geral do Núcleo de Articulação e Atenção Integral à Saúde e Cidadania do Idoso do Hospital Universitário Oswaldo Cruz.
Durante sua fala na palestra, o presidente da Comissão do Idoso da OAB, José Maria, afirmou que “é importante reconhecer os direitos dos idosos para que toda a comunidade saiba como proteger esse público”. Em seguida, o palestrante disponibilizou um livreto do Estatuto da Pessoa Idosa para todas as pessoas presentes no auditório.
Através desse evento, a Prefeitura do Recife visa aumentar o conhecimento da população, com ênfase nos idosos, em relação às melhorias que podem ser efetivadas. De acordo com Cacilda Medeiros, é necessário ampliar as políticas públicas que já estão sendo feitas. “Os direitos já existem. Agora, é preciso se apropriar do Estatuto para saber exigir os direitos. A Prefeitura, por exemplo, possui alguns projetos que auxiliam no fortalecimento dos idosos e buscam promover maior igualdade”, disse Cacilda.
A capacidade do auditório G1 da Unicap foi praticamente preenchida. A adesão dos idosos ao projeto foi representativo, apesar do quantitativo representar uma singela parte da população com mais de 60 anos. Juraci Macário do Nascimento, 82 anos, marcou presença no evento e prometeu ir aos demais. “Achei muito legal essa iniciativa da Prefeitura e como eu faço parte do Comitê do Sindicato, com certeza irei nos próximos eventos sobre o Estatuto da Pessoa Idosa”, contou Juraci.