O Terminal Integrado Aeroporto, localizado na Zona Sul do Recife, funcionará em esquema de integração temporal a partir deste sábado (9). A mudança será realizada tanto no sentido ônibus-metrô quanto metrô-ônibus.
De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte, o usuário que desembarcar no terminal integrado deverá passar o cartão Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) na área de bloqueio do Metrô para entrar na estação, sem o pagamento de uma nova tarifa. Já o passageiro que sair da estação de metrô para embarcar nos ônibus do terminal integrado deverá passar o cartão VEM no validador do ônibus, sem o desconto de uma nova tarifa.
Na estação Aeroporto, onde circulam cerca de 5.300 usuários, segundo o Grande Recife, estão sendo distribuídos o VEM Comum, gratuitamente. Para receber, basta apresentar documento oficial com foto que comprove CPF e nome da mãe. Após o cadastro, o usuário recebe o cartão sem recarga, que pode ser feita no local.
Tarifas pagas em dinheiro não completam a integração temporal, que permite, por meio da bilhetagem eletrônica, a identificação do usuário no momento do embarque, além do mapeamento do seu trajeto.
Passageiros que tiverem uma segunda tarifa descontada indevidamente antes do período de duas horas, devem procurar a Urbana-PE, pelo telefone (81) 3125-7858. É necessário informar o número do cartão VEM, o dia e horário do fato para checagem. De acordo com o Grande Recife, se confirmada a cobrança indevida, o usuário terá a passagem devolvida ao cartão VEM.
A integração temporal começou a ser implantada nos terminais integrados da Região Metropolitana em 2017. O TI Aeroporto é o 20º, dos 26 da RMR, a receber o sistema.
Veja também
MEIO AMBIENTE GUERRA NA UCRÂNIAPrincipais pontos do relatório do IPCC sobre a luta contra a mudança climática
UE quer proibir carvão da Rússia e fechar portos a seus navios