Em reunião com a governadora Raquel Lyra e prefeitos de cidades que compõem a Região Metropolitana do Recife, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, município que presenciou os trágicos incidentes com tubarões neste domingo (5) e nesta segunda-feira (6), o prefeito, Mano Medeiros anunciou novas medidas de fiscalização do trecho proibido de banho pertencente à praia de Piedade.
Prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, em reunião com o Governo do Estado e prefeitos de cidades da RMR após dois incidentes com tubarões em Piedade – Chico bezerra / PMJG
Interditado para banho desde julho de 2021, o prefeito aponta que “lamentavelmente ainda há pessoas que não têm consciência de que estão colocando a vida em risco e insistem em entrar na área do mar que está interditada”.
O trecho fechado corresponde a 2,2km da orla do bairro de Piedade, entre a divisa com o Recife e as proximidades da Igrejinha de Piedade.
Ambos os incidentes com os dois adolescentes aconteceram dentro e nas imediações da parte proibida para banho.
“Por isso, faremos uma nova campanha para conscientizá-las sobre os cuidados que devem ter no momento de lazer. Nosso objetivo é preservar vidas”, ressaltou Medeiros.
A ação então consiste em concretizar a promessa de controle do acesso dos banhistas à praia de Piedade, através do reforço da fiscalização e orientação dos frequentadores do local bem como a criação da Guarda Vidas Municipal.
Um outro ponto afirmado pelo prefeito é o da instalação de placas em todo os mais de 2km fechados para o banho de mar, em conjunto com a distribuição de panfletos entre os comerciantes e os presentes na orla.
“Desde o último domingo, temos reforçado a fiscalização na Praia de Piedade com um efetivo permanente e eficaz da Guarda Municipal e do Grupamento de Apoio ao Meio Ambiente neste trabalho de orientação, para que as pessoas não entrem no mar. Num segundo momento, vamos criar a Guarda Vidas Municipal para ampliar o número de pessoas nessa fiscalização. Estamos estudando a contratação em torno de 40 profissionais, através de seleção simplificada ou contrato temporário. Estamos na fase de construção em conjunto com o Governo do Estado, que já se prontificou a fazer o treinamento desse pessoal”, disse o prefeito.
O chefe do município ainda afirmou que na próxima quinta-feira (9), representantes da Prefeitura do Jaboatão se reunirão com o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) para definir as próximas estratégias.
Veja também
saúde inovaçãoSesc-PE oferece serviços gratuitos de saúde e bem-estar em celebração ao Dia Internacional da Mulher
Quenianos transformam lixo eletrônico em próteses biorrobóticas; veja fotos
Você precisa fazer login para comentar.