Foto: Chico Bezerra/PMJG
O prefeito do Jaboatão, Mano Medeiros, falou com os jornalistas logo após a reunião que teve com a governadora de Pernambuco Raquel Lyra no Palácio do Campos das Princesas, nesta terça-feira (07).
Sobre as primeiras medidas para reforçar a fiscalização e orientação aos frequentadores da orla do município, que ganhou destaque na mídia nacional após os respectivos ataques de tubarão, garantiu instituir a Guarda Vidas Municipal.
Outra medida será uma ampla divulgação e sinalização, informado sobre o risco de ataque de tubarão no trecho de 2,2 km na Praia de Piedade que está proibido para o banho de mar. O trecho interditado foi determinado em julho de 2021, através de decreto municipal, e compreende a divisa com o Recife e as proximidades da Igrejinha de Piedade.
“Desde o último domingo, temos reforçado a fiscalização na Praia de Piedade com um efetivo permanente e eficaz da Guarda Municipal e do Grupamento de Apoio ao Meio Ambiente neste trabalho de orientação, para que as pessoas não entrem no mar. Num segundo momento, vamos criar a Guarda Vidas Municipal para ampliar o número de pessoas nessa fiscalização. Estamos estudando a contratação em torno de 40 profissionais, através de seleção simplificada ou contrato temporário. Estamos na fase de construção em conjunto com o Governo do Estado, que já se prontificou a fazer o treinamento desse pessoal”, explicou Medeiros.
Na próxima quinta-feira, representantes da Prefeitura do Jaboatão se reunirão com o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) para definir as próximas estratégias.
07/03/2023 às 20:42 – Por Andros Silva