O exame é oferecido nas maternidades Barros Lima, em Casa Amarela, Bandeira Filho, em Afogados, Arnaldo Marques, no Ibura, além do Hospital da Mulher, no Curado. (Foto: Ikamahã/SESAU)
Um teste rápido, indolor, sem contraindicação e que pode verificar a presença de anormalidades na audição dos recém-nascidos. A Triagem Auditiva Neonatal (TAN), popularmente conhecida como Teste da Orelhinha, é o procedimento recomendado para detectar, precocemente, a impossibilidade ou dificuldade de ouvir. No Dia Mundial da Audição, lembrado nesta sexta (3), a Prefeitura do Recife reforça a importância de realizar o teste, que idealmente deve ser feito 48 horas após o nascimento ou até o primeiro mês de vida.
O teste, que dura em torno de cinco a 15 minutos, foi realizado em 9.874 recém-nascidos ao longo de 2022 pela Secretaria de Saúde do Recife. As quatro maternidades que compõem a Rede Municipal – Barros Lima, em Casa Amarela, Bandeira Filho, em Afogados, e Arnaldo Marques, no Ibura, além do Hospital da Mulher, no Curado – realizam o teste a fim de prevenir e diagnosticar precocemente doenças auditivas ou surdez, seja adquirida ou congênita.
“Esse processo de triagem neonatal na criança no primeiro mês de vida é o primeiro passo de um processo de atenção à sua saúde auditiva. O exame é fundamental para que o diagnóstico da criança seja concluído de forma ágil e o tratamento iniciado rapidamente, minimizando os demais prováveis problemas decorrentes”, detalha a coordenadora do setor de Fonoaudiologia do Hospital da Mulher do Recife, Nádia Narcisa Garcia Sousa.
Durante o Teste da Orelhinha, uma sonda é introduzida no ouvido do bebê, emitindo um som, semelhante a um “clique”, captando seu retorno sonoro e vibração. Caso a triagem levante suspeita de alguma anormalidade, o bebê é encaminhado para uma avaliação otológica e audiológica, através do Sistema de Regulação, na Rede Municipal de Saúde.
DIA MUNDIAL DA AUDIÇÃO – Comemorado em 3 de março pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o dia busca sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância da audição e de promover ações a fim de prevenir a perda auditiva e a melhoria dos cuidados auditivos.