Pela quinta vez na história, o Democrata-GV, de Minas Gerais, será adversário do Santa Cruz. O encontro em 2023 será pela primeira fase da Copa do Brasil. O duelo será no Mamudão, nesta terça (28), às 19h30. Os pernambucanos precisam apenas de um empate para avançar à segunda fase, embolsando R$ 900 mil. O clube, porém, não carrega um retrospecto animador diante da equipe de Governador Valadares.
Nos outros quatro jogos entre Democratas e Santa Cruz, foram duas vitórias para os mineiros e dois empates. Os primeiros confrontos foram pela Série B de 1994, com triunfo por 2×1 no Arruda e 0x0 em Governador Valadares. As demais partidas foram na Segundona de 1995, com um 2×2 no Recife e um resultado de 1×0 para a Pantera.
Neste ano, o Democrata é o vice-líder do Grupo C do Campeonato Mineiro. Em sete jogos, a equipe venceu dois (contra Democrata-SL e Pouso Alegre), empatou quatro (Caldense, Athletic Club, Vila Nova e Patrocinense) e perdeu apenas um, diante do América/MG. O destaque da equipe é o atacante Brandão, autor de três gols.
Essa é a quarta vez que a equipe disputa a Copa do Brasil. A primeira foi em 1992, caindo na primeira fase para o Paraná. O mesmo ocorreu em 1995, diante do Vitória/BA, e em 2008, perante o Bragantino. Em 2023, o Democrata, assim como o Santa Cruz, disputará a Série D.
O time-base do Democrata é formado por Glaycon, Douglas, Gabriel Marques, Rony, Jorge Mendonça e Felipe Santana, Luann Augusto, Matheuzinho e Gabriel Porquinho, Luiz Fernando e Brandão. O técnico é Paulo César Schardong.
Veja também
PSG Fórmula 1 Na véspera do The Best, Messi e Mbappé brilham em vitória do PSG contra Olympique
Como substituto, brasileiro Felipe Drugovich fica a um passo de estrear na Fórmula 1
Fonte: Folha PE