A segurança pública foi destaque na Sessão Ordinária da quinta-feira (16) na Câmara de Vereadores de Caruaru. Entre os principais temas abordados pelos parlamentares, estão os equipamentos da Polícia Militar e Guarda Municipal, a implementação de novas delegacias e a contratação de policiais.
O vereador Mano do Som (União) falou sobre a última reunião do programa Juntos pela Segurança, que demonstrou a diminuição em quase 22% na violência em Caruaru. O parlamentar também destacou a conversa com o secretário nacional de Segurança, Tadeu Alencar, com quem irá discutir melhorias para a segurança e para as forças policiais da cidade.
Cabo Cardoso (PP) alertou para a necessidade de mais policiamento no Estado. O vereador solicitou ao Governo do Estado a realização de um novo concurso da Polícia Militar, além de apelar por melhores condições de trabalho de policiais e bombeiros militares e pelo fim das faixas salariais.
Aline Nascimento (Cidadania) solicitou, por meio de indicação, um estudo para implementação de uma Delegacia de Crimes Cibernéticos em Caruaru, chamando atenção para o aumento das ocorrências na cidade. Em sua fala, a vereadora também defendeu a implantação de delegacias rurais, sendo complementada por Lula Tôrres (PSDB) e Nelson Diniz (Cidadania), que também destacou a necessidade de postos de polícia avançados na zona rural de Caruaru.
Saúde
O vereador Anderson Correia (PP) realizou uma indicação requisitando ao Ministério da Saúde um helicóptero para uso do Samu, deixando-a à disposição para ser subscrita pelos demais parlamentares. Também chamou atenção para a necessidade de contratação de profissionais de saúde para a Maternidade Municipal de Caruaru.
Infraestrutura
Fagner Fernandes (PDT) pediu atenção dos órgãos públicos para a região do Canal dos Mocós, que, segundo ele, está sofrendo invasões. Carlinhos da Ceaca (MDB) concordou e citou um caso semelhante na região do João Mota, onde a invasão foi impedida pela população, seguindo-se à construção de uma área de lazer. Fagner também destacou a falta de manutenção do calçamento do Residencial Baraúnas e da Via Parque do bairro Salgado. Em sua fala, Anderson Correia salientou as condições do bairro Luiz Gonzaga, que sofre com alagamentos, falta de iluminação e outros problemas.
O vereador Izaac da Saúde (Cidadania) utilizou a tribuna para informar a volta do ponto de embarque e desembarque com duração de um minuto na rua Quinze de Novembro, a ser utilizado pelos servidores da Câmara e pela população em geral. Ele agradeceu à equipe da Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Transporte de Caruaru (AMTTC) pelo trabalho.
Finanças
No Grande Expediente, Anderson Correia pediu para que o Poder Público Municipal reveja os processos de licitação nº 062/2022 / Chamamento nº 003/2022, que tratam da contratação de clínicas veterinárias. Segundo o vereador, a disparidade nos valores — contratações de R$ 231 mil e de R$ 193 mil, por exemplo — pode representar uma desvantagem aos cofres públicos. Mais detalhes estão disponíveis no Requerimento nº. 298/2023, disponível no link: https://sapl.caruaru.pe.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2023/29032/requerimento_-_licitacao.pdf.
Ações Sociais
O vereador Fagner Fernandes também propôs uma audiência com o prefeito Rodrigo Pinheiro, juntamente ao Maestro Bitonho, para tratar o retorno da Orquestra Municipal de Caruaru, projeto da Prefeitura paralisado durante a pandemia. O presidente da Casa Bruno Lambreta (PSDB) fez um aparte e destacou a tradicional Festa de Debutantes, cujo retorno está sendo tratado com o Poder Executivo.
Foto: Vladimir Barreto
Fonte: Prefeitura de Caruaru
Você precisa fazer login para comentar.