Ao todo, 11 equipamentos de fiscalização eletrônica serão implantados para fiscalizar excesso de velocidade, parada sobre a faixa de pedestres e avanço de semáforos. Os locais foram escolhidos a partir do alto índice de sinistros de trânsito na via.
Com o objetivo de diminuir os sinistros de trânsito, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), implantará, a partir da terça-feira (1), 11 novos equipamentos de fiscalização eletrônica em vários pontos da cidade. Todos os equipamentos passarão por um período educativo e, a partir do dia 21 de março, passarão a notificar. Entre os locais selecionados, estão as avenidas Norte, Caxangá e Governador Agamenon Magalhães que são, respectivamente, as três vias com mais vítimas fatais por sinistros de trânsito registradas entre 2017 e 2020, de acordo com os dados da CTTU.
A partir da terça-feira (1), os locais que vão receber a sinalização e o equipamento de fiscalização eletrônica para notificar imprudências de excesso de velocidade, parada sobre a faixa de pedestres e avanço de semáforo são: Avenida Governador Agamenon Magalhães, com um equipamento em cada sentido da via, próximo ao cruzamento com a Rua Odorico Mendes; Avenida Norte, nas proximidades da Rua Cônego Barata, da Avenida João de Barros e da Avenida Santos Dumont; Estrada Velha de Água Fria, próximo à Avenida Professor José dos Anjos; na Avenida Visconde de Jequitinhonha, em ambos os sentidos, próximo à Rua Baltazar Passos; na Avenida Doutor José Rufino, próximo à Ruaj Ipojuca; na Avenida Caxangá, próximo ao Golfe Clube e na Rua Falcão de Lacerda, na altura do entroncamento com a Rua Papa João XXIII.
“A Prefeitura do Recife tem se posicionado de forma cada vez mais firme em prol da segurança viária e da vida das pessoas. O trânsito não deve ser um local inseguro, deve servir para o deslocamento das pessoas e é importante que todo mundo chegue aos seus destinos com saúde. O respeito à velocidade máxima permitida na via é essencial para evitar sinistros de trânsito graves, então nós investimos nisso e contamos com o apoio da população para se conscientizarem e se reeducarem no que diz respeito à velocidade”, destaca a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.
Os dados das notificações de trânsito já mostram que a implantação de equipamentos de fiscalização eletrônica no Recife leva à mudança de comportamento dos condutores. Na implantação da Zona 30 no bairro do Recife, por exemplo, em 2015, foram registradas 17.308 notificações por excesso de velocidade. Já em 2018, o número caiu para 11.789 notificações, mesmo com a implantação do novo equipamento na Avenida Alfredo Lisboa, o que representa uma diminuição em mais de 31% no índice de desrespeito à velocidade máxima regulamentada.
Com o aumento do índice de respeito nas velocidades regulamentadas das vias, o número nos sinistros de trânsito também diminui. Na Avenida Mascarenhas de Moraes, após a implantação dos equipamentos de fiscalização eletrônica de velocidade, o índice de vítimas feridas no trânsito foi de 20%. Já na Avenida Rui Barbosa, o número chegou a reduzir em 66%.
“Diversas evidências comprovam os efeitos positivos da fiscalização eletrônica de velocidade na redução de sinistros graves no trânsito. Ela é uma ferramenta importante para auxiliar a política de promoção de segurança no trânsito em qualquer lugar e não seria diferente no Recife”, destaca o coordenador da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global no Brasil, Dante Rosado.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a velocidade excessiva é o principal fator de risco que mais causa sinistros, responsável por uma em cada três mortes por sinistros de trânsito em todo o mundo. De acordo com a instituição, a velocidade elevada provoca um efeito de afunilamento no campo visual, ou visão periférica, do condutor, o que prejudica a percepção de pedestres e outros obstáculos nas ruas. Sem conseguir uma clara imagem do que está ao seu redor, o motorista eleva as chances de um atropelamento ou sinistros em geral.
Os equipamentos vão fiscalizar, ainda, as infrações de parada sobre a faixa de pedestres, uma conduta que põe os mais vulneráveis no trânsito em uma condição de travessia insegura, tendo em vista que precisam desviar dos veículos para fora da faixa de pedestres. Outra infração fiscalizada será o avanço de semáforo, que serve tanto para segurança viária na travessia de pedestres, quanto para evitar choques entre veículos nos cruzamentos.
SEGURANÇA VIÁRIA – As políticas de mobilidade do Recife levam a um trânsito cada vez mais seguro na capital pernambucana. Entre todas as cidades do Brasil, Recife foi uma das cinco que alcançou a meta global da ONU para redução de mais de 50% dos sinistros de trânsito entre 2010 e 2020. Em 2015, o Recife registrou 306 vítimas fatais no trânsito, dado que diminuiu para 107 em 2020. Isso ocorreu devido a um conjunto de ações implementadas nas áreas de engenharia viária, educação para o trânsito, gestão de dados e, ainda, fiscalização.