Assumiu o cargo, nesta segunda-feira (02), a primeira Ministra da Saúde da história do país. Nísia Trindade ocupava o cargo de presidente da Fiocruz e ao assumir a pasta se comprometeu em fortalecer o programa nacional de vacinação e a reduzir as filas de exames e procedimentos, no SUS.
Para reduzir essa fila, Nísia Trindade anunciou parcerias com os conselhos de secretários de saúde estaduais e municipais, no diagnóstico da situação.
A nova ministra anunciou a criação da Secretaria de Informação e Saúde Digital, a recriação do Departamento de Vigilância de DST/AIDS e hepatites virais, o departamento de saúde mental e enfrentamento do uso abusivo de álcool e outras drogas e o departamento de imunização.
A titular da saúde destacou que é preciso reconhecer que “faltam recursos” para o SUS e defendeu o fortalecimento do sistema.
Outra ação que a ministra empossada anunciou foi o combate ao racismo estrutural nos serviços de saúde e citou a intenção de implementar a Política de Saúde para a população negra. Também anunciou medidas do governo anterior, que serão revogadas nos próximos dias e novas iniciativas que serão tomadas.
Nísia Trindade foi mais uma ministra que comemorou a PEC da transição, aprovada no congresso. Segundo ela, a medida garante R$ 22 bilhões para ações de reconstrução no setor da saúde, como a vacinação, a farmácia popular e ações para saúde mental, saúde básica e especializada.
Para este ano, a nova ministra anunciou que vai realizar a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental e a 17ª Conferência Nacional de Saúde.
Nesta segunda, diversos ministros e ministras do governo Lula foram empossados no novo cargo: na Educação, Camilo Santana; Juscelino Filho, nas Comunicações; Rui Costa na Casa Civil e Fernando Haddad no ministério da Fazenda.
Fonte: Agência Brasil
Você precisa fazer login para comentar.