No penúltimo dia de governo, o presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou o Brasil na tarde desta sexta-feira (30) rumo aos Estados Unidos. Um avião da Força Aérea Brasileira decolou de Brasília às 14h com destino a Orlando, no estado estadunidense da Flórida.
Com a viagem, Bolsonaro não passará a faixa presidencial ao seu sucessor, Luiz Inácio Lula da Silva, que ainda discute com sua equipe como se dará o ritual durante a cerimônia de posse.
Exceto casos de impeachment, o último presidente que não passou a faixa presidencial a um sucessor foi João Baptista Figueiredo, o último da Ditadura Militar. Em 1985, ele decidiu não transmitir o cargo a José Sarney, primeiro presidente da redemocratização. Figueiredo saiu pelas portas dos fundos do Palácio do Planalto no momento da reabertura política brasileira.
A previsão é que Bolsonaro passe ao menos um mês fora do país. Apesar dos preparativos, o governo não deu qualquer informação sobre a viagem, tampouco sobre quem o acompanha.
Ao sair do Palácio da Alvorada pela última vez como presidente, Bolsonaro não deixou o local que foi sua residência nos quatro anos pelo portão principal: utilizou uma saída lateral, despistando a imprensa.
Bolsonaro tem direito de usar avião da Força Aérea Brasileira, pois ainda está na função de presidente. Os gastos públicos bancam a viagem presidencial.
Fonte: Prefeitura de Caruaru