Uma amiga de longa data da falecida rainha Elizabeth 2ª descreveu a série The Crown como uma “fantasia completa” que é “muito injusta para os membros da família real”.
“Isso me deixa com muita raiva” da série, disse Lady Glenconner, que foi dama de honra na coroação da rainha em 1953.
“O problema é que as pessoas, especialmente nos Estados Unidos, acreditam completamente nisso”, disse ele à BBC Radio 4.
A Netflix , que produz a série sobre a realeza britânica, defendeu o programa dizendo que ele “sempre foi apresentado como um drama baseado em fatos históricos”.
Lady Glenconner conhecia a rainha Elizabeth 2ª desde a infância e foi dama de companhia de sua irmã, a princesa Margaret, por mais de 30 anos.
“É tão irritante. Não assisto ao The Crown agora porque me deixa com muita raiva. E é muito injusto com os membros da família real”, afirmou.
Lady Glenconner citou um episódio da segunda temporada, que retratou o marido da rainha Elizabeth, o príncipe Philip, como responsável por sua irmã Cecilie pegar o voo que resultou em sua morte em um acidente de avião em 1937.
“Foi uma mentira”, disse. “E acho que dizer algo assim sobre as pessoas dói muito. Ninguém quer que seus relacionamentos sejam destruídos assim”, acrescentou.
A terceira temporada mostrou a princesa Margaret flertando com o presidente dos Estados Unidos, Lyndon B. Johnson, em 1965. “É claro que ela nunca fez isso”, disse Glenconner.
A própria Lady Glenconner é retratada em The Crown, e outra cena na terceira temporada a mostra discutindo os méritos de vários homens com a princesa Margaret. “Claro que isso nunca aconteceu”, enfatizou.
A atriz Helena Bonham Carter, que interpretou a princesa Margaret nas temporadas três e quatro, visitou Lady Glenconner para pedir conselhos.
“Ela veio por cerca de duas horas. Disse a ela como a princesa Margaret fumava, como ela andava”, disse Lady Glenconner.
“Eu vi Helena depois que estávamos no The Crown e ela disse, ‘O que você achou?’ E eu fiquei tipo, ‘Bem, muito decepcionada.’ E ela ficou tipo, ‘Eu sei. Mas o problema é que eu sou uma atriz e tenho que fazer o que está escrito para mim.'”
Bonham Carter foi substituída por Lesley Manville no papel de Margaret na quinta temporada, lançada no início deste mês.
A Netflix diz que o programa está sendo descrito como um drama fictício baseado em fatos reais em todos os materiais de imprensa, entrevistas com o elenco e a equipe, nas redes sociais e na página inicial do programa na plataforma.
Você precisa fazer login para comentar.