A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes está organizando ação voltada ao setor da agricultura familiar. Serão cursos ministrados nos próprios engenhos localizados na Zona Rural do município, com carga horária de 15 horas. A primeira capacitação começou no Engenho Salvador, com o Curso de Aproveitamento Integral dos Alimentos para Agricultores, com 25 participantes, numa parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo e o Serviço Nacional de Aprendizado Profissional (Senac).
A proposta da ação é ensinar técnicas de aproveitamento integral dos alimentos de acordo com as boas práticas para os serviços de alimentação e as técnicas gastronômicas aplicáveis. Aprendendo novas técnicas, os agricultores podem agregar valor a sua produção in natura com a fabricação e venda de produtos, contribuindo para o aumento de geração de renda.
Os temas abordados são: desperdício e perda: conceitos e importância; critérios para seleção de alimentos: aspectos sensoriais (textura, odor, cor e aparência); safras de frutas e hortaliças; características de alimentos orgânicos e convencionais; hábitos de higiene pessoal do manipulador; higienização de equipamentos, utensílios e do ambiente; procedimento de higienização de frutas e hortaliças; elaboração de receitas; e plantas alimentícias não convencionais (PANCs): conceitos e utilização em receitas.
Segundo a Organização não Governamental (ONG) Banco de Alimentos, só no Brasil 26,3 milhões de toneladas de alimentos têm o lixo como destino. A maior perda (45%) é de frutas, verduras e legumes. A etapa de higienização dos alimentos de origem vegetal é uma das maiores geradoras de resíduos orgânicos, por esse motivo deve-se tentar aproveitar ao máximo os alimentos em relação às aparas e espessuras das cascas removidas.
Veja também
mega-sena exportaçãoMega-Sena sorteia nesta quinta-feira (24) prêmio estimado em R$ 50 milhões
Brasil faz sua primeira exportação de milho para China
Fonte: Folha PE