dia-da-consciencia-negra-com-programacoes-especiais-em-pernambuco;-confira

Dia da Consciência Negra com programações especiais em Pernambuco; confira

Dia de luta, reivindicações, debates sobre negritude e combate ao racismo. Em celebração ao Dia Nacional da Consciência Negra que ocorre neste domingo (20), movimentos negros, personalidades, ativistas e prefeituras promovem uma programação especial para o público. Eventos literários, marchas, exposições e debates estão entre as ações programadas para este final de semana. 

No domingo (20), movimentos negros da Articulação Negra de Pernambuco (Anepe) saem em marcha com o tema “Faremos Palmares de novo: educação, saúde, trabalho e poder ao povo preto”. O ato tem concentração a partir das 13h, no Pátio do Carmo, área central do Recife, e segue até o Marco Zero. Durante a manifestação, poetas, artistas visuais e músicos negros pernambucanos estão confirmados. 

Marcha em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra. Foto: Marlon Diego/ Divulgação

O tradicional Afoxé Alafin Oyó também estará presente na marcha, junto à Batucada das Meninas, do Grupo Curumim. Além disso, será lançado e distribuído no ato o Manifesto “Faremos Palmares de Novo: Educação, Saúde, Trabalho e Poder ao povo preto”. 

Também no Recife, a Rede de Povos, Comunidades Tradicionais e Mestres da Capoeira e a Metraton Produções promovem a XII Marcha da Capoeira para Zumbi dos Palmares, neste domingo. A concentração será no Marco Zero, às 14h. Do local, a marcha segue, ao som de berimbaus, em direção ao monumento Zumbi dos Palmares no Pátio do Carmo, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife. 

No Shopping RioMar acontece, até domingo, a 1ª Expo Preta, que tem como objetivo incentivar o potencial criativo e fortalecer a representatividade de empreendedores negros e negras. Com 18 estandes de produtos e serviços, além de painéis de conteúdo e atrações culturais, o evento é realizado no piso L3 das 12h às 22h no sábado e das 12h às 21h no domingo. A programação é gratuita. 

1ª Expo Preta. Na foto, Miqueline Batista. Foto: Lucas Marçal e Ivana Milka

A fundadora do Movimento Black Money, Nina Silva, participou da abertura do evento na última quinta-feira (17). 

A Expo Preta é fruto do reconhecimento do potencial afroempreendedor existente nas comunidades do Pina, Brasília Teimosa e Ilha de Deus, que ficam no entorno do shopping, onde o RioMar e o Instituto JCPM de Compromisso Social (IJCPM) atuam.  

Com lançamento de livro, sessão de autógrafos, palestra, roda de diálogo e outras atrações, o domingo também marca a realização da primeira edição do Festival Pernambucano de Literatura Negra, idealizado pela escritora e jornalista Jaqueline Fraga, repórter da Folha de Pernambuco. O evento ocorre na Livraria Jaqueira, no Bairro do Recife, das 11h às 18h, com entrada gratuita. 

Rosangela Nascimento, Iaranada Barbosa e Jaqueline Fraga. Foto: Reprodução

Na abertura, a roda de conversa “Versos de resistência e representatividade” reunirá Karinne Costa e Rosangela Nascimento, com mediação de Elizabeth Souza. Em seguida será apresentado o projeto “Mala Preta”, com livros escritos por autoras negras pernambucanas. 

Além disso, Jaqueline Fraga lança o seu novo livro, “Movendo as Estruturas”, durante o evento, às 14h. Antes, ela comanda uma palestra com a mesma temática da obra, às 13h. Uma segunda roda de diálogo, “Escrever como ato político”, terá Iaranda Barbosa e Maria Cristina Tavares presentes, além de Odailta Alves na mediação.

A programação traz ainda uma sessão de autógrafos coletiva. Finalizando, o público poderá participar de um sarau poético com microfone aberto. 

Ações realizadas pelas prefeituras 

O projeto Olha! Recife, promovido pela Secretaria de Turismo e Lazer da cidade, realiza neste final de semana iniciativas que exaltam a cultura afro, em alusão ao mês da Consciência Negra. Os interessados devem se inscrever pelo site do projeto.

Com saída da Praça do Arsenal, no sábado (19), às 17h, os interessados participam do roteiro Recife Afro com a participação de atores. Neste tour a pé os participantes conhecem as principais personalidades e manifestações culturais da cultura afro-pernambucana, como Naná Vasconcelos, Solano Trindade, Zumbi dos Palmares e Chico Science. 


 


No domingo (20), o Recife Afro oferece uma nova oportunidade para os recifenses e turistas, com a realização, novamente, do tour a pé com saída às 09h da Praça do Arsenal. No mesmo local e horário, o público também pode conferir o tour de bike com o tema Recife Nagô – Arte Urbana. O roteiro leva os participantes para conhecer Naná Vasconcelos, as artes presentes no Espaço R.U.A dos Amores, Rua da Moeda, a estátua de Chico Science e a estátua de Dona Santa, além de outras manifestações artísticas da cultura preta presentes na cidade do Recife. 

Com o tema “Em ritmos e cores”, a secretaria executiva de Cultura de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, realiza rodas de diálogos, momentos de reflexão e apresentações culturais em dois palcos no Sítio Histórico, em frente ao Sobrado do Imperador, na rua Barbosa Lima, a partir das 18h, até o domingo (20). 

Durante o evento, afroempreendedores participam de uma feira e comercializam comidas e peças herdadas do continente africano. O objetivo é construir um diálogo de resistência e valorização da identidade negra, trazer reflexões sobre os danos do racismo e fortalecer o empoderamento dessa população.

Dia da Consciência Negra 

De acordo com a Articulação Negra de Pernambuco, o 20 de novembro surge com o objetivo de homenagear a luta de Zumbi e Dandara, personalidades reconhecidas enquanto líderes do Quilombo dos Palmares, mas também busca rememorar a milenar resistência das populações negras brasileiras, que há mais de 500 anos se articulam pelo fim do racismo institucional no país. 

Veja também

About Redação

Veja também

Força da Mulher: Secretaria da Mulher de Jaboatão deve ganhar destaque nos próximos 4 anos de gestão de Mano Medeiros

Por Luiz Gonzaga Jr – Hoje Pernambuco A Secretaria da Mulher de Jaboatão, uma das …