A avenida da Agamenon Magalhães contará, a partir desta quarta-feira (26), com áreas exclusivas para motociclistas nos cruzamentos. Ao todo, 20 demarcações dos “motoboxes” começaram a ser implementadas pela Prefeitura do Recife.
O principal objetivo é garantir uma maior segurança para os motociclistas que utilizam a rodovia.
A implementação é feita através da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) com o Programa Piloto Seguro. Com a área própria, motocicletas não terão que disputar espaço com outros veículos no momento da partida de um semáforo.
“Um sinistro traz consequências em várias áreas, seja na saúde com os serviços de socorro e nos hospitais, seja na previdência e, ainda, na própria estrutura e renda familiar. Dessa forma, é importante atuar na prevenção para que os nossos cidadãos estejam seguros e possam viver com qualidade, especialmente os que estão em idade de juventude, que são os mais afetados nos sinistros de trânsito fatais com motociclistas”, analisa a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.
A ação foi inspirada em uma execução da mesma estratégia na cidade de Fortaleza, onde o número de ocorrências com vítimas desta categoria diminuiu em 33% nos cruzamentos sinalizados com esse dispositivo.
Sinalizações como estas não são novidades na capital pernambucana. Os motoboxes também estão presentes nas avenidas Norte e Conselheiro Aguiar.
Dados
De acordo com dados coletados pela Prefeitura, entre 2020 e 2021, o Recife registrou um aumento de 5% no número de sinistros, ocorrências que geram danos no trânsito envolvendo motociclistas.
O número de vítimas fatais reduziu em 25%. Além disso, 65,2% das vítimas fatais motociclistas estão na faixa etária entre 20 e 39 anos.
Veja também
Guerra na Ucrânia EconomiaRússia ‘defende seu direito a existir’ ante o Ocidente, diz Putin
Famílias comprometem 29,4% da renda com dívidas, maior índice desde 2005