mppe-lanca-pedra-fundamental-para-a-construcao-da-nova-sede-da-instituicao

MPPE lança pedra fundamental para a construção da nova sede da instituição

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) promoveu, nesta sexta-feira (7), a cerimônia de lançamento da pedra fundamental para a construção da nova sede da instituição. O espaço funcionará na rua 13 de maio, n. 207, no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife. A previsão é de que as obras sejam concluídas em 2025.

A solenidade foi prestigiada por autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Entre elas, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara; o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Eriberto Medeiros; e o desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco Frederico Neves. 

Procurador-geral de Justiça do MPPE, Paulo Augusto de Freitas Oliveira destacou que a construção da nova sede representa um marco para a história do Ministério Público e para a prestação de serviços para a sociedade pernambucana. 

“É um sonho que está sendo transformado em realidade, um sonho de membros e servidores de ontem e de hoje e que certamente a sociedade pernambucana ganhará um novo equipamento de defesa da cidadania”, disse. 

“O Ministério Público de Pernambuco, que já faz parte do cotidiano da nossa sociedade, não dispunha de um prédio único, não dispõe ainda deste prédio único e nós estamos tendo essa possibilidade a partir de uma doação do Governo do Estado e uma operação de crédito que está sendo concedido para que possamos transformar esse equipamento num grande equipamento de defesa do cidadão pernambucano”, completou. 

Durante o evento, foram homenageados o governador Paulo Câmara; o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Eriberto Medeiros; o secretário da Fazenda, Décio Padilha; e o presidente do TJPE, Luiz Carlos de Barros Figueiredo, representado pelo desembargador Frederico Neves.

“A gente quer parabenizar o Ministério Público de Pernambuco. Essa instituição tem feito tão bem a Pernambuco que tem sido pilar importante aqui da nossa democracia, do Estado Democrático de Direito. Está de parabéns por ter tido essa capacidade também de gestão, de se organizar e de agora poder dotar de uma estrutura bem mais adequada para o seu bom funcionamento”, comentou Câmara.

“As minhas primeiras palavras são para agradecer a homenagem que foi feita ao desembargador Luiz Carlos de Barros Figueiredo, presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco. É fundamental que haja essa convergência de energia entre as instituições, no fortalecimento aos serviços prestados ao povo de Pernambuco.E as segundas palavras são para parabenizar a iniciativa do Ministério Público, digna da grandeza dessa instituição”, destacou Frederico Neves.

O presidente da Alepe também agradeceu a homenagem e parabenizou o MPPE pelo novo momentos. “Quero agradecer a homenagem e dizer da nossa satisfação, de todos os deputados e deputadas da  Assembleia Legislativa do nosso Estado, em poder colaborar, participar, também desse momento. Nós sabemos que o mundo está cada vez mais conectado, é preciso as instituições também se modernizar. E esse equipamento com certeza faz jus ao sonho de tantos anos, 131 anos dessa instituição”, pontuou Medeiros.

Vice-governadora do Estado, Luciana Santos ressaltou o papel do MPPE como instituição fortalecedora da cidadania.

“Eu penso que o Ministério Público faz parte do sistema de poder político do nosso país em Pernambuco. Diferentemente da situação em nível nacional, que a gente vê muita instabilidade entre as instituições que formam o sistema de poder no país, aqui em Pernambuco a gente preza pelo fortalecimento, até porque nós acreditamos no Estado Democrático de Direito e acho que o Ministério Público é uma expressão muito importante de ser um canal permanente desse exercício de cidadania, de direitos, e por isso que a gente está aqui feliz por essa iniciativa”, afirmou.

O procurador-chefe do Ministério Público de Contas (MPCO), Gustavo Massa, frisou a atuação em parceria com o MPPE. “Uma satisfação enorme ver que isso foi construído a duras penas pelo nosso colega de turma de sala Paulo Augusto, uma liderança nacional, respeitada, e eu acho que isso aqui é um sonho que tem que ser festejado. São nossos parceiros do Ministério Público Estadual de longa data, grandes parceiros no combate à corrupção, grandes referências institucionais, trabalhamos sempre juntos lado a lado e eu fico muito feliz, muito satisfeito realmente, de estar aqui prestigiando esse evento”, disse.

Cápsula do Tempo

Cápsula do tempo conta com jornais e mensagens sobre o que esperar nos próximos 10 anos – Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Durante o evento, também foi guardada uma cápsula do tempo com mensagens sobre como procuradores, servidores e população esperam que a sociedade esteja daqui a 10 anos, além de como imaginam que o MPPE esteja nesse período. A cápsula será aberta em 2032. 

O procurador-geral do MPPE contou o que almeja para a próxima década. “Eu espero estarmos vivendo numa nação ainda mais tranquila, respeitosa e que possamos através do Ministério Público ampliar os nossos serviços com mais qualidade e ainda mais excelência. Eu tenho certeza que 2032 será um ano muito melhor.” 

“Espero que o Brasil vença esse período tão difícil que está passando e daqui a 10 anos a gente possa conquistar e agradecer pelas conquistas. Conquistas que têm que vir ao encontro do que nós precisamos: diminuição de desigualdade, melhoria da qualidade de vida do povo, dotar realmente o estado de Pernambuco e o Brasil de uma estrutura adequada para gerar emprego, para gerar renda e para melhorar a vida do da população”, apontou o governador Paulo Câmara.

Veja também

About Redação

Veja também

Paulo Farias é Cotado para a Presidência da Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho

Por Luiz Gonzaga Jr – Hoje Pernambuco Paulo Farias, recém-eleito vereador do Cabo de Santo …