Vereadores do Jaboatão leem a LOA 2023 na próxima segunda-feira(10)

A Lei Orçamentária Anual (LOA) é uma lei elaborada pelo Poder Executivo que estabelece as despesas e as receitas que serão realizadas no próximo ano. Nesta lei, está contido um planejamento de gastos que define as obras e os serviços que são prioritários para o Município, levando em conta os recursos disponíveis.

O que não estiver previsto e for gasto ou licitado é considerado IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA sujeito até a queda do Prefeito em exercício. Tendo em vista toda a importância da votação da LOA, é muito comum nesse período, às visitas do prefeito a câmara dos vereadores, deputado que “manda na cidade” ligar pra vereador e se fazer de “best friend”, convites para almoços de confraternização e muito carinho e abraço nesse momento.

Após a leitura que acontece na próxima semana, e votação em novembro, vem o descaso e destrato e tudo volta ao normal. Tem vereador na cidade que a mais de cinco meses tenta fazer uma substituição e a secretária(primeira ministra), dando banho. Mais o que isso interessa a cidade ? É na LOA que a população sabe onde vai ser investido o dinheiro do município. É importante a participação da sociedade na escolha das prioridades para que com isso todo financeiro da cidade beneficie os moradores dos bairros e das comunidade. Em outras cidades existem audiências públicas para definição de utilização dos recursos municipais, em Jaboatão é tudo em caráter emergencial e de “goela abaixo”.

Acabamos de publicar matéria falando sobre a construção de um parque municipal onde existia o conjunto habitacional da MURIBECA. Ora, se já foi feito o “maior parque do estado de Pernambuco” a poucos quilômetros do local, por que não dar prioridade à saúde que anda um caos em Jaboatão? A construção de um hospital público, um hospital da mulher, um hospital da criança, seria muito mais importante do que o parque. É necessário que o legislativo municipal chame a população para o debate e paute a LOA com as prioridades que a população demande, não, as prioridades e caprichos de quem não sabe andar na cidade sem uso de um GPS.

Em tempo – O Prefeito Mano Medeiros visitou a câmara dos vereadores na segunda-feira(3) e com certeza a votação da LOA esteve na pauta. Agora é a hora de fazer feito Anderson Ferreira anda fazendo com Bolsonaro, “babar o ovo” como diz o ditado popular.

About Redação

Veja também

Justiça suspende punição disciplinar contra delegada da Polícia Civil em Pernambuco. “É fundamental diferenciar críticas institucionais de condutas que caracterizem difamação”

Em mais um caso polêmico que a Governadora do Estado de Pernambuco,Raquel Lyra, nao se …