A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital e visa evitar compras desnecessárias e descartes irregulares de bens a partir da recuperação desses itens e reutilização. (Foto: Cortesia)
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital (SEPLAGDT), realizou na manhã desta quarta-feira (22), a terceira edição do Prêmio Reuse.PCR. O troféu Amigo do Patrimônio Público foi destinado à Secretaria de Finanças, órgão que mais compartilhou, em 2021, bens em bom estado que estavam sem utilização. O prêmio surgiu como modelo de processo de gestão que promove a gamificação no setor público, uma forma de engajar e motivar servidores públicos a realizarem atividades e promover impacto, gerando premiações e reconhecimentos.
O Reuse.PCR é uma ação que busca estimular as transferências de bens internos entre as Secretarias, de modo a evitar compras desnecessárias e descartes irregulares de bens móveis, melhorando, assim, a eficiência do uso do patrimônio público. Cadeiras, armários, computadores, gaveteiros, ar-condicionados, microondas, geladeiras, dentre outros itens, podem ser reconduzidos para serem usados em outros órgãos. A ação contribui com o bom uso do patrimônio público e premia a pasta que mais doou com o certificado Amigo do Patrimônio Público.
“O programa é uma frente importante para a conscientização do cuidado com o bem público, com a economia que é preciso ser feita a partir da recuperação de itens que seriam descartados por falta de uso. A premiação do Reuse funciona como incentivador para que secretarias e órgãos estejam engajados em doar o que já não se adequa mais aos espaços para que outros, dentro da própria prefeitura, possam reutilizar”, explica o secretário da SEPLAGTD.
Na premiação, o critério para pontuar é a frequência de doações de itens em bom estado e que com o tempo ficaram sem uso. Semanalmente, há a divulgação da secretaria que mais pontuou. Ao final do ano, o órgão que mais somou pontos é premiado. Em 2019, a Procuradoria-Geral do Município ficou em primeiro lugar; em 2020, a vencedora foi a Secretaria de Educação. Este ano, a Secretaria de Finanças conquistou o troféu.
“Nossa gestão tem trabalhado com a máxima eficiência no tratamento dado às contas públicas, para que o recifense reconheça que a sua participação tem sido bem utilizada por nós. Esse resultado só demonstra que o conceito foi abraçado em toda a estrutura interna da secretaria de Finanças. Quando a gente reaproveita, recupera e compartilha móveis e equipamentos, a gente reduz o acúmulo e o descarte, nos garantindo que as compras estarão direcionadas para itens essenciais. A premiação é resultado de um trabalho de toda a secretaria, a quem eu queria parabenizar por esse reconhecimento”, destacou a secretária de Finanças, Maíra Fischer.
Os setores interessados em disponibilizar algum ítem em bom estado de conservação devem entrar em contato com a Gerência Geral de Patrimônio. A gerência relaciona os itens e os coloca à disposição dos demais que tenha necessidade ou interesse em reutilizar. Desde a sua criação em 2019, o Reuse.PCR já ofertou cerca de 500 mil reais em bens, contando com a participação de todas as secretarias e órgãos municipais.
Reuse.PCR – O Reuse.PCR é uma iniciativa que conecta gestores das diversas Secretarias e gabinetes da Prefeitura do Recife para oferecer bens móveis em bom estado que não estejam em uso, por meio de um grupo de WhatsApp. A ação busca estimular as transferências de bens internos entre as Secretarias, de modo a evitar compras desnecessárias e descartes irregulares de bens móveis, melhorando, assim, a eficiência do uso do patrimônio público. O projeto iniciou-se em 2019 e é organizado pela Gerência de Patrimônio da Prefeitura do Recife com a participação de todas as Secretarias e órgãos.
Para mais informações, contate patrimonio@recife.pe.gov.br ou 33558728.