Cerca de 200 pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos participam da ação
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas (SDSDHJPD), promoveu, em uma ação inédita, um dia de lazer com banho de piscina, jogos e almoço para crianças, adolescentes, adultos e idosos, usuários das Casas de Acolhimento do Recife. O encontro foi realizado na quinta-feira (16), entre as 9h e 16h, no Clube dos Previdenciários, localizado no bairro da Guabiraba. Participaram do evento cerca de 200 pessoas usuárias de 14 unidades mantidas pela SDSDHJPD, além dos profissionais que atuam nestes locais, em uma grande confraternização de fim de ano.
O Recife conta com 15 unidades de acolhimento institucionais mantidas pela Prefeitura, incluindo o Abrigo Emergencial, que acolhe famílias que ficaram sem moradia devido a alguma situação de calamidade pública. Em dezembro de 2019, a Prefeitura do Recife inaugurou o Abrigo Noturno Irmã Dulce; em 2020, o Abrigo Edusa Pereira para Pessoas Idosas; e em 2021, foi adquirido um novo espaço para acolher crianças e adolescentes, ampliando a rede em mais de 48% com um total de 459 vagas disponíveis.
De acordo com Ana Rita Suassuna, secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, o acolhimento institucional é um dos serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social e seu principal objetivo é promover o acolhimento de famílias ou indivíduos com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, de forma a garantir sua proteção integral, prevista na Política Nacional de Assistência Social. “Atualmente, a Rede Municipal de Acolhimento conta com 459 vagas distribuídas nas unidades de execução direta divididas pelo perfil do público atendido”, destaca Ana Rita.
Ana Rita ressalta ainda que neste ano foi necessário ampliar a Rede de Acolhimento com mais uma Casa para acolher crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica por conta da grande demanda de acolhimento existente para esse público. A Doce Lar foi inaugurada em junho e tem capacidade para acolher até 20 pessoas e funciona no bairro do Engenho do Meio, Zona Oeste do Recife.
Unidades de Acolhimento
As Unidades de Acolhimento atuam conforme o que está previsto na Política Nacional de Assistência Social (2004) e na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais (2009), oferecendo Proteção Integral e trabalhando no sentido de garantir a reinserção familiar e comunitária dos usuários acolhidos, com funcionamento 24 horas, ofertando moradia, seis refeições diárias, espaço para guarda de pertences, atendimento psicossocial com encaminhamentos para rede de serviços socioassistenciais, disponibilizando todo suporte ao usuário enquanto durar o acolhimento.
Atualmente a rede do Recife conta com seis casas para crianças e adolescentes (Doce Lar, Acalanto, Acolher, Aconchego, Novos Rumos e Raio de Luz), quatro casas para adultos e famílias (Casa de Passagem Diagnóstica, Josué de Castro, O Recomeço e Centro de Reintegração Social-CRS), três casas para idosos (Porto Seguro, Iêda Lucena e Edusa Pereira) e um espaço de acolhimento para situações de emergência (Abrigo Travessa do Gusmão e Abrigo Irmã Dulce).