Um dos mais importantes pontos de comércio popular da cidade recebeu melhorias nos boxes, sanitários, piso e fachadas. (Foto: Edson Holanda/PCR)
Um dos pontos de comércio popular mais antigos e simbólicos do Recife, o Mercado de Casa Amarela está de cara nova após uma requalificação que foi entregue à população, nesta sexta-feira (02), pelo prefeito João Campos. Executada pelo Executivo Municipal, a obra inclui reforma dos sanitários e depósito de mercadorias, reestruturação da coberta e das fachadas dos boxes internos, além da troca de mobiliário dos boxes externos e instalação da faixa de pedestre elevada e dos paraciclos.
“Fizemos manutenção da coberta, pintura da estrutura metálica, repaginação da fachada e dos boxes, da parte de toldos na lateral. Também viabilizamos uma parceria com a Coca-Cola para promover parte destas intervenções. Foi um conjunto de investimentos, liderado pela CSURB, e ainda vai vir mais novidades para o mercado que a gente vai executar a partir do próximo ano, sempre inovando e valorizando esses importantes espaços públicos”, afirmou João Campos. O gestor também agradeceu pela emenda parlamentar do deputado federal Tadeu Alencar que contribuiu com as melhorias.
Nos sanitários, foram feitas troca de todas as louças, metais, luminárias, portas e revestimento de piso e parede, pintura do teto, além da revisão da instalação elétrica e hidrossanitária. Nos boxes internos, foi realizada a troca de bancadas de granito, pintura das portas e a recuperação das paredes. Para melhorar a acessibilidade, de acordo com a resolução CONTRAN nº 738/18, foi implantada uma faixa de pedestre elevada, com piso tátil, entre o mercado e o anexo I. Também foi feita a instalação de paraciclos na entrada principal, disponibilizando 10 vagas para bicicletas, com o intuito de facilitar a mobilidade para os ciclistas que frequentam o estabelecimento.
Os boxes externos receberam mobiliário padronizado da Coca-Cola, empresa que venceu a licitação para fornecimento do equipamento. Foram trocadas as mesas, cadeiras, e instalados toldos retráteis. Também houve revisão da rede de drenagem, pintura de todo o equipamento e troca de todas as calhas da cobertura. “Essa é mais uma importante intervenção realizada em um dos mercados públicos mais simbólicos da cidade e mostra uma preocupação com a melhoria desses espaços, tão importantes para a nossa história e cultura. Essa e outras requalificações estimulam os comerciantes e frequentadores a valorizar, cuidar e frequentar ainda mais esses equipamentos públicos”, disse o diretor-presidente da Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (CSURB), Gabriel Leitão.
O açougueiro Zonaldo Ferreira, 77 anos, vende carne bovina no Mercado de Casa Amarela há 57 anos. No box 32, ele contou que a requalificação feita pela Prefeitura do Recife deixou o local, que ele considera a sua segunda casa, muito mais agradável. “Antes havia goteiras aqui, muita água, agora não tem mais, por causa da nova coberta. As calçadas foram modificadas, ficou ótimo. Foi feita uma pintura e então ficou tudo limpinho. Os boxes agora estão com mármore e cerâmica”, comentou ele.
Já a faxineira Cristina Bento, 59 anos, mora no Alto de Santa Isabel e visita o Mercado de Casa Amarela pelo menos uma vez por semana para realizar pequenas compras. Ela também aprovou a requalificação do equipamento: “Eu nasci e me criei aqui perto. Estou achando ótimo o mercado, ótimo mesmo, está tudo limpinho, renovado. Eu venho sempre para comprar alimentos como legumes e verduras. Com essas mudanças, as pessoas ficam animadas e passam a vir mais”.
MERCADO DE CASA AMARELA – O Mercado de Casa Amarela foi inaugurado em 9 de novembro de 1930, sendo um dos mais antigos do Recife. A estrutura foi trazida de bonde pela empresa Borrione, em 1928. Presume-se que o terreno onde o mercado foi erguido tenha sido doado pelo proprietário, Allain Teixeira, naquele mesmo ano. A área originalmente construída é de 817 metros quadrados. Em sua parte externa há compartimentos que servem alimentação (bares e restaurantes populares) que são as principais atrações, funcionando 24 horas. A oferta de produtos é diversificada, com a venda de carne de charque e queijo de coalho vindos do sertão, além de carnes, frios, peixes e crustáceos, armarinhos, ervas, flores e artesanatos em palha e barro.