Mostra retrata os 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. (Foto: Daniel Tavares/PCR)
Uma exposição que retrata os 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos pode ser vista de forma permanente no Recife a partir desta sexta-feira(10), data que marca o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A intervenção foi feita pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas e terá caráter permanente com o nome “Do Direito a Ter Direitos”, no Parque 13 de Maio, bairro da Boa Vista.
A mostra traz painéis produzidos em lona que estão espalhados pelo parque, apresentando os 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, documento que expõe e norteia o ideal de sociedade e afirma que os direitos humanos são inerentes a todos os seres humanos, independentemente da sua raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição.
Para a secretária-executiva de Direitos Humanos, Elizabete Godinho, os direitos humanos incluem o direito à vida e à liberdade, liberdade de opinião e expressão, o direito ao trabalho, à saúde, à educação, entre outros e é importante a população saber que esses direitos são garantidos e ampliados conforme as necessidades da sociedade. Atualmente, incluem-se no rol dos direitos humanos os direitos ambientais ao lado dos direitos sociais, políticos, econômicos e culturais.
A Exposição faz parte das ações da 8ª Jornada de Direitos Humanos da Prefeitura do Recife que visa levar para toda cidade diversas temáticas relacionadas à igualdade racial, aos direitos da criança e do adolescente, das pessoas idosas, das mulheres, das pessoas com deficiência, da população LGBTI , entre outros segmentos da sociedade.
Entre os vários direitos previstos nos 30 artigos, retratados nos painéis, alguns preveem que “Todo ser humano tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião”, “Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão”,”todo ser humano tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego”, bem como “direito à instrução” “direito de participar livremente da vida cultural da comunidade”, “direito à proteção dos interesses morais e materiais decorrentes de qualquer produção científica, literária ou artística da qual seja autor”.
O Dia Internacional dos Direitos Humanos é comemorado, desde o ano de 1950, em 10 de dezembro e nessa data, celebra-se a oficialização da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela Organização das Nações Unidas, fato que ocorreu em 1948.