Selo foi recebido oficialmente em evento realizado nesta terça-feira (23), em Brasília. (Foto: Iggor Gomes/PCR)
Destino Turístico Inteligente em Transformação. Este é o mais novo selo conquistado pelo Recife durante o I Seminário Internacional DTI Brasil – Um passo ao novo turismo, realizado em Brasília, que começou nesta terça (23) e segue até amanhã (24). O encontro, realizado pelo Ministério do Turismo (MTur), reúne autoridades de todo o Brasil, além de destinos internacionais como Espanha, México, Colômbia e Argentina.
“Receber o selo de Destino Turístico Inteligente em Transformação só comprova que estamos no caminho certo para nos tornarmos uma cidade cada vez mais competitiva, inovadora e atrativa para o seu cidadão e, consequentemente para o seu turista”, destacou a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Pâmela Alves. Com o objetivo de conectar o destino, as pessoas, produtos e serviços, o DTI ainda cria redes e ecossistemas que apoiam tanto o turista quanto o setor.
A trajetória do Recife para a conquista deste selo não é de agora. Em julho do ano passado, o prefeito João Campos assinou uma Declaração de Compromisso com o MTur para desenvolvimento e transformação do Recife enquanto destino-piloto no modelo de Destino Turístico Inteligente (DTI) no Brasil.
O DTI é um destino turístico que gerencia seus processos e seu território, de forma inovadora e sustentável, se comprometendo com pilares que impactam positivamente na qualidade de vida dos moradores e na experiência dos turistas. No modelo adaptado à realidade brasileira são trabalhados 9 pilares: governança, acessibilidade universal, sustentabilidade, inovação, promoção e marketing, mobilidade e transporte, tecnologia, criatividade e inovação. O processo de transformação do Recife em DTI, passa por algumas etapas que envolvem diagnóstico, avaliação pelos consultores, entre outros.
Recife foi selecionada ao lado de outras nove. Sendo dois municípios por região, a capital de Pernambuco e Salvador (BA) representam o Nordeste; Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ), o Sudeste; Curitiba (PR), Florianópolis (SC), o Sul; Brasília (DF), Campo Grande (MS), o Centro-Oeste; e Palmas (TO) e Rio Branco (AC), o Norte.